Frete Grátis
  • Google Plus

A Criação da Juventude (Cód: 2654285)

Savage,Jon

Rocco

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 49,50
Cartão Saraiva R$ 47,03 (-5%) em até 1x no cartão ou em até 2x de R$ 24,75 sem juros
Grátis

Cartão Saraiva
Quer comprar em uma loja física? Veja a disponibilidade deste produto
?

Entregas internacionais: Consulte prazos e valores de entrega para regiões fora do Brasil na página do Carrinho.

ou receba na loja com frete grátis

X

* Válido para compras efetuadas em dias úteis até às 18:00, horário de Brasília, com cartão de crédito e aprovadas na primeira tentativa.

Formas de envio Custo Entrega estimada
X Consulte as lojas participantes

Saraiva MegaStore Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3970 - 1º piso - Pinheiros CEP: 05402-600 - São Paulo - SP

Descrição

Há muito se chegou à conclusão de que a adolescência, tal como a conhecemos hoje, é uma invenção pós-Segunda Guerra. Mas a cultura jovem é bem mais antiga. As primeiras tentativas significativas de pensar e definir a juventude datam do século XIX. Cada um dos temas hoje associados ao adolescente moderno teve ao menos um precedente marcante entre 1875 e 1945, e não apenas nos EUA. É sobre essa “pré-história” da adolescência, até a sua consolidação e explosão como força de consumo, que trata o livro 'A Criação da Juventude: Como o Conceito de Teenage Revolucionou o Século XX', do pesquisador britânico Jon Savage.
A obra é um extenso e minucioso estudo dos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais que moldaram a juventude até ela conquistar o status que mantém dos anos 1950 até hoje. Savage aborda os reflexos da Revolução Industrial, das duas grandes guerras e da Grande Depressão sobre os jovens dos EUA, França, Alemanha e Grã-Bretanha, que começaram a se fazer ouvir no século XIX, através da arte, da mudança de comportamento e da quebra de paradigmas.
Savage enumera e analisa várias obras literárias anteriores a 1905 que já traziam muito da visão que se tem hoje da juventude. Avalia também como o rápido crescimento urbano foi um ambiente propício à delinquência juvenil, termo cunhado em 1810, levando à criação de juizados de menores e à alteração das leis. O autor também fala do nascimento das gangues; dos primeiros produtos desenvolvidos especialmente para os adolescentes; dos pioneiros fenômenos jovens de mídia; da fundação de instituições como a Associação Cristã de Moços e de grupos como o dos escoteiros; de como o cinema, desde o começo, estabeleceu padrões de comportamento e beleza para os jovens; do ragtime como o primeiro estilo musical a virar a cabeça desse novo público e de como as duas guerras mundiais mudaram para sempre seu comportamento.
Um dos méritos do livro é ressaltar aspectos menos explorados da explosão da juventude ao longo do século XX. Savage mostra como todo o esforço de Hitler para moldar os jovens aos ideais nazistas foi, muitas vezes, em vão. Mesmo com a adesão da Juventude Hitlerista e com a Gestapo em seu encalço, jovens tiveram acesso a ícones das proibidas culturas americana e britânica, notadamente a música e a moda. E ainda se rebelaram contra o regime, com violência, em cidades como Colônia, onde assassinaram o chefe da polícia local.
O autor também destaca a criação da primeira revista dedicada a adolescentes, a norte-americana Seventeen, em 1944, publicação que ajudou a retirar o jovem da categoria de rebelde e transformá-lo em consumidor ativo, com uma infinita linha de produtos a seu dispor, aceito pela crescente classe média. Pesquisado, moldado e definido por tanto tempo, o conceito de adolescente já estava completo em 1945, e foi a ponta de lança na divulgação dos valores americanos após a vitória dos EUA na Segunda Guerra. Isso porque o jovem tinha a combinação psíquica perfeita para a época: vivia no agora, buscava prazer, era faminto por produtos e personificava a nova sociedade global, em que a inclusão social seria concedida pelo poder de compra.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Rocco
Cód. Barras 9788532524157
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788532524157
Profundidade 1.00 cm
Acabamento Brochura
Tradutor Talita M. Rodrigues
Sub-Título Como o Conceito de Teenage Revolucionou o Séc. XX
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 560
Peso 0.25 Kg
Largura 14.00 cm
AutorSavage,Jon

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: A Criação da Juventude

A Criação da Juventude (Cód: 2654285) A Criação da Juventude (Cód: 2654285)
R$ 49,50
A Criação da Juventude (Cód: 2654285) A Criação da Juventude (Cód: 2654285)
R$ 49,50