Frete Grátis
  • Google Plus

Antes do Furação - O Mardi Gras de um Folião Brasileiro em Nova Orleans (Cód: 2456044)

Góes,Fred

Língua Geral

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 33,00
Cartão Saraiva R$ 31,35 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Um ano antes de o furacão Katrina devastar a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, em agosto de 2005, o pesquisador Fred Góes teve o privilégio de realizar um estudo sobre uma das principais manifestações culturais da Luisiana: o Mardi Gras, como lá são chamadas as celebrações carnavalescas. O resultado da pesquisa e da folia está em Antes do furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans, da coleção Língua de Fogo.
No livro, Fred é pesquisador e viajante e, tendo o carnaval como ponto central mescla história e análise com encantamento, impressões da cidade e situações engraçadas como desfilar na Krewe of Underwear, uma espécie de 'escola de samba' ou bloco, que tinha como tema o Egito antigo. A fantasia 'egípcia' era montada sobre uma ceroula vermelha, usada pelos bombeiros no inverno.
Do Rio de Janeiro a Nova Orleans, das krewes às escolas de samba, dos sofisticados bailes e desfiles da Second Line, onde o povo segue atrás dos defuntos, aos espetáculos no Sambódromo, o escritor nos convida a um passeio pelos carnavais e nos faz ver com grandeza os detalhes dessa festa. Além disso, Fred participa das atividades e diverte-se, vai aos bailes, se fantasia, desfila e narra a essência de cada situação.
O surgimento da figura do índio, do clóvis (bate-bola), das músicas e marchinhas, a nudez, as brincadeiras, os bailes, os cordões e até mesmo as motivações de determinadas fantasias nos mostram que a folia, em cada parte do mundo, está entrelaçada.
Os detalhes não se resumem a festa: o pesquisador também nos insere na cultura local diversificada, as curiosidades, o jazz, opreconceito e a culinária apimentada que remete à comida baiana, costumes que estabelecem relações cada vez fortes entre o Brasil e Nova Orleans.
'(...) Nova Orleans tem muito mais a ver com a Bahia do que com o resto dos Estados Unidos, em termos de hospitalidade, de calor humano, de simpatia, de apimentado tempero, de ritmo e de ginga dos afro-descendentes e de uma energia astral mágica, encantatória, que só a palavra 'axé' é capaz de exprimir'.
Fred também cita estudos e autores importantes como Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Maria Laura Cavalcanti, Maria Isaura Pereira Queiroz, entre outros. As imagens e experiências pessoais nos fazem ler e aprender sobre uma das mais importantes celebrações culturais de forma leve, como quem se diverte com um caderno de viagens. Uma verdadeira aula sobre carnaval, do Rio de Janeiro à Nova Orleans.
O livro ainda traz um caderno de imagens, com registros fotográficos de Graça Coutinho sobre o Mardi Gras de Nova Orleans.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Língua Geral
Cód. Barras 9788560160242
Altura 22.00 cm
I.S.B.N. 9788560160242
Profundidade 0.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2008
Idioma Português
Número de Páginas 152
Peso 0.44 Kg
Largura 20.00 cm
AutorGóes,Fred

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Antes do Furação - O Mardi Gras de um Folião Brasileiro em Nova Orleans