Descrição
O autor expõe em seu livro a crise aérea brasileira, os novos desafios e as possíveis soluções. Apresenta a oscilação entre o papel público e privado neste cenário.
A obra apresenta um panorama que abrange os trágicos acidentes e a situação caótica dos aeroportos, abordando desde a falência da VARIG em 2005, quando foi possível perceber que o sistema de transportes aéreo apresentava sinais de instabilidade; Até o trágico acidente com a TAM, este ano.
Apagão aéreo explica como o aumento da concorrência entre as companhias aéreas no final da década de 90, aumentou a demanda de passageiros; Em 20 anos o crescimento médio das indústrias de aviação no Brasil foi duas vezes o do PIB nacional.
Por outro lado o setor público não investiu em tecnologia, e nem em equipamentos para dar suporte a este aumento de passageiros. Em 1999 a crise externa fez com que o governo brasileiro não conseguisse sustentar o combate à inflação. O ajuste de contas públicas determinou um choque de gestão nas empresas estatais. A INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), diante desta nova orientação, sofreu um expressivo enxugamento de contas que, ligado à reestruturação do Governo, culminou no enfraquecimento do sistema de regulação do transporte aéreo.
A obra atenta para a provável e freqüente ocorrência de apagões em toda a infra-estrutura do país, caso a demanda de público cresça ainda mais e as medidas reparatórias não sejam tomadas.
O prefácio do livro é de Fernando Perrone que foi por cinco anos Presidente da INFRAERO.
Alexandre Brandão trabalha há 10 anos no setor de aviação civil onde, exerceu diversas funções na INFRAERO entre elas: Assessor da Presidência, da Diretoria de Engenharia e foi Gerente Nacional de Programas Ambientais. Atualmente é consultor nas áreas de planejamento e meio ambiente de uma empresa privada. Também é doutor em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O autor, em Apagão Aéreo, relata que este colapso não ocorreu do dia pra noite mas, foi fruto de muitas falhas do sistema público, que não planeja investimentos no sistema aéreo e das companhias privadas que para lucrar, colocaram em risco a vida dos passageiros.
O livro esta longe de ser técnico, já que evita siglas que apenas os profissionais da área entendem. Apagão Aéreo se destina a todos que desejam entender a crise que se abateu no sistema aéreo brasileiro.
A obra apresenta um panorama que abrange os trágicos acidentes e a situação caótica dos aeroportos, abordando desde a falência da VARIG em 2005, quando foi possível perceber que o sistema de transportes aéreo apresentava sinais de instabilidade; Até o trágico acidente com a TAM, este ano.
Apagão aéreo explica como o aumento da concorrência entre as companhias aéreas no final da década de 90, aumentou a demanda de passageiros; Em 20 anos o crescimento médio das indústrias de aviação no Brasil foi duas vezes o do PIB nacional.
Por outro lado o setor público não investiu em tecnologia, e nem em equipamentos para dar suporte a este aumento de passageiros. Em 1999 a crise externa fez com que o governo brasileiro não conseguisse sustentar o combate à inflação. O ajuste de contas públicas determinou um choque de gestão nas empresas estatais. A INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), diante desta nova orientação, sofreu um expressivo enxugamento de contas que, ligado à reestruturação do Governo, culminou no enfraquecimento do sistema de regulação do transporte aéreo.
A obra atenta para a provável e freqüente ocorrência de apagões em toda a infra-estrutura do país, caso a demanda de público cresça ainda mais e as medidas reparatórias não sejam tomadas.
O prefácio do livro é de Fernando Perrone que foi por cinco anos Presidente da INFRAERO.
Alexandre Brandão trabalha há 10 anos no setor de aviação civil onde, exerceu diversas funções na INFRAERO entre elas: Assessor da Presidência, da Diretoria de Engenharia e foi Gerente Nacional de Programas Ambientais. Atualmente é consultor nas áreas de planejamento e meio ambiente de uma empresa privada. Também é doutor em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O autor, em Apagão Aéreo, relata que este colapso não ocorreu do dia pra noite mas, foi fruto de muitas falhas do sistema público, que não planeja investimentos no sistema aéreo e das companhias privadas que para lucrar, colocaram em risco a vida dos passageiros.
O livro esta longe de ser técnico, já que evita siglas que apenas os profissionais da área entendem. Apagão Aéreo se destina a todos que desejam entender a crise que se abateu no sistema aéreo brasileiro.
Características
Peso | 0.44 Kg |
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Produto sob encomenda | Não |
Editora | Belloto |
I.S.B.N. | 9788560199068 |
Altura | 21.00 cm |
Largura | 14.00 cm |
Profundidade | 0.00 cm |
Idioma | Português |
Cód. Barras | 9788560199068 |
País de Origem | Brasil |
Autor | Brandão,Alexandre |