Aspectos Hereditários e Evolutivos Nos Estudos de Herbert Spencer Jennings (Cód: 7968710)

Stefano,Waldir

Appris

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Cartão Saraiva R$ 49,40 (-5%) em até 1x no cartão ou em até 2x de R$ 26,00 sem juros

Durante sua carreira o biólogo norte-americano Herbert Spencer Jennings (1868-1947) dedicou-se ao estudo de dois tipos de microorganismos: inicialmente os rotíferos e depois os protozoários. No princípio, adotou em seus trabalhos um enfoque mais descritivo e voltado para a sistemática. Mais tarde, dedicou-se aos aspectos fisiológicos e adaptativos e posteriormente, aos aspectos hereditários e evolutivos dos organismos inferiores.
O objeto de estudo deste livro são as contribuições de Jennings para a hereditariedade e evolução, através de suas investigações com protozoários durante o período compreendido entre 1904 a 1911.
Esta obra tratará dos estudos que ele desenvolveu em seu laboratório com o intuito de testar experimentalmente os possíveis efeitos da seleção natural sobre os protozoários bem como elucidar como se dava a transmissão das características hereditárias nesses indivíduos. Esta fase da pesquisa de Jennings pode ser considerada como sendo uma etapa inicial do estudo da genética das populações.
Embora, de um modo geral, o nome de Jennings não seja lembrado em nossos cursos de graduação e pós-graduação da área biológica, ele foi descrito por um de seus alunos como sendo ¿um pioneiro na investigação biológica, pensador e educador¿.
Durante o período considerado neste estudo, estava ocorrendo o desenvolvimento da genética clássica onde os princípios de Mendel estavam sendo testados em diversos organismos por vários pesquisadores de diferentes países.
Embora o período para essa pesquisa tenha sido delimitado de 1904 a 1912, voltaremos no tempo algumas vezes para recuperar aspectos importantes ou avançar nele um pouco para dar uma ideia dos desdobramentos dos estudos de Jennings a partir do período considerado.
Esta obra segue a linha de história e teoria da ciência procurando responder a questões tais como: as hipóteses, explicações e conclusões de Jennings sobre aspectos hereditários e evolutivos estavam bem formuladas? Eram coerentes? Estavam bem fundamentadas em observações e/ou experimentos? Eram testáveis? Havia alternativas viáveis? Procurar-se-á responder a essas perguntas levando em conta os padrões de racionalidade científica da época.

Editora Appris