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Consenso Forjado (Cód: 2227974)

Henriquez,Francisco da Fonseca

HUCITEC

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Descrição

A obra examina o papel da grande imprensa nacional, entre 1985 e 1992, quanto à hegemonia das idéias ultraliberais personificada na formação de uma Agenda que enfatizou a precedência da esfera privada (notadamente o mercado) sobre a esfera pública. Concretamente, esta Agenda foi marcada pela abertura da economia, pela privatização, pela desregulamentação e pela confiança nas virtudes do mercado livre, entre diversos outros pontos. Por meio da análise da opinião (via editoriais) e também de matérias jornalísticas dos quatro principais periódicos diários da grande imprensa brasileira, isto é, a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e o Jornal do Brasil, procura-se desvendar os posicionamentos adotados perante a referida Agenda, além das estratégias utilizadas para sua consecução. Conclui-se que, por mecanismos diversos, a grande imprensa contribuiu decisivamente para a introdução da Agenda (ideológica) ultraliberal no país, pois atuou de forma a 'divulgar e vulgarizar' as idéias e imagens pertinentes a este ideário. Assim o fez por meio da simplificação deliberada de processos extremamente complexos, casos, entre outros, da avaliação acerca da crise do modelo de desenvolvimento brasileiro assim como das razões que levaram à hegemonia das idéias ultraliberais em perspectiva internacional.

Características

Peso 0.67 Kg
Produto sob encomenda Não
Editora HUCITEC
I.S.B.N. 9788527106719
Altura 23.00 cm
Largura 16.00 cm
Profundidade 2.10 cm
Número de Páginas 464
Idioma Português
Acabamento Brochura
Cód. Barras 9788527106719
Ano da edição 2005
País de Origem Brasil
AutorHenriquez,Francisco da Fonseca