Artboard 33Artboard 16Artboard 18Artboard 13Artboard 42Artboard 21Artboard 4Artboard 5Artboard 45Artboard 22Artboard 7Artboard 42Artboard 23Artboard 12Artboard 28Artboard 17?Artboard 28Artboard 43Artboard 49Artboard 47Artboard 15Artboard 32Artboard 6Artboard 22Artboard 5Artboard 25Artboard 1Artboard 42Artboard 11Artboard 41Artboard 11Artboard 23Artboard 10Artboard 4Artboard 9Artboard 6Artboard 8Artboard 7Artboard 3Artboard 12Artboard 25Artboard 34Artboard 43Artboard 44Artboard 16Artboard 24Artboard 13Artboard 5Artboard 24Artboard 31Artboard 1Artboard 12Artboard 27Artboard 30Artboard 36Artboard 44Artboard 9Artboard 17Artboard 6Artboard 27Artboard 30Artboard 29Artboard 26Artboard 2Artboard 20Artboard 35Artboard 15Artboard 14Artboard 50Artboard 26Artboard 14Artboard 40Artboard 21Artboard 10Artboard 37Artboard 46Artboard 33Artboard 8
e-book

Democracia e gestão escolar: democracia, participação e eleição de diretores em discussão. (Cód: 9329624)

Robson Guedes Silva,Nilson

publique-se!

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 12,03

em até 1x de R$ 12,03 sem juros

Total:

Em até 1x sem juros de


Crédito:
Boleto:
Cartão Saraiva:

Total:

Em até 1x sem juros de


Democracia e gestão escolar: democracia, participação e eleição de diretores em discussão.

R$12,03

Descrição

Escrever sobre a gestão escolar pública da Educação Básica, é dissertar sobre a prática de milhares de dedicados professores-diretores que, não obstante o descompromisso histórico de nossos representantes políticos com a educação, têm se empenhado para que nossas escolas públicas estejam em condições de funcionamento, apesar da precariedade em que se encontram muitas delas.

É para esses profissionais que dedicamos o presente trabalho, na expectativa de que ele possa contribuir com o fazer de cada um, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de ensino de nossas escolas, razão de ser de uma gestão escolar democrática.

O capítulo I apresenta uma breve incursão na história da humanidade, partindo dos primeiros agrupamentos humanos, onde se aponta a participação do homem nas decisões tomadas pelo grupo, para chegar às características específicas do tema na sociedade contemporânea. Democracia Direta e Democracia Representativa estão no âmago das discussões, apontando-se os caminhos percorridos pela burguesia para se manter no poder.

Nesse contexto, é iniciado o capítulo II, situando a democratização da educação e da gestão escolar numa perspectiva histórica, observando-se as normas legais que abordam o tema e os estudos promovidos por nossos educadores, culminando com a discussão atual da temática e seus problemas contemporâneos.

No capítulo III é discutida a forma pela qual a comunidade tem sido incentivada a participar da gestão escolar, bem como o entendimento que alguns setores de nossa sociedade têm dado ao tema quando busca o atendimento de seus próprios interesses. Na sequência, mostra-se a importância da participação dos diferentes segmentos escolares na gestão da unidade de ensino, apontando-se alguns problemas presentes no cotidiano escolar.

A importância das instituições auxiliares e órgãos colegiados na construção de uma gestão democrática das instituições de ensino de educação básica é apresentada no capítulo IV, na perspectiva de que a educação possa ser o início de um amplo envolvimento dos cidadãos em todas as instâncias sociais de nossa sociedade, objetivando contribuir para a transformação de nossa realidade política, econômica e social.

No capítulo V encontra-se uma discussão a respeito dos meios de acesso ao cargo/função de dirigente escolar, e a influência desses meios na democratização da gestão escolar.

Conforme observado, a democracia, a gestão escolar democrática, a participação da comunidade na gestão da unidade de ensino e as formas de provimento ao cargo/função do dirigente escolar estão no bojo das discussões deste livro, que é resultado de pesquisas realizadas pelo autor na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, bem como de seu cotidiano enquanto professor, diretor de escola e supervisor de ensino da educação básica nos últimos vinte e seis anos.

Características

Peso 0.00 Kg
Produto sob encomenda Não
Marca publique-se!
Idioma 333
Acabamento e-book
Início da Venda 15/04/2016
Cód. Barras 9999093296241
Número da edição 1
Ano da edição 2016
Ano da Publicação 2016
AutorRobson Guedes Silva,Nilson