Aparecida Magalhães Villatorre,Ivanilda Higa

Ibpex

?

* Válido para compras efetuadas em dias úteis até às 18:00, horário de Brasília, com cartão de crédito e aprovadas na primeira tentativa.

Se pudéssemos visitar escolas de todo o País, não seria difícil encontrar um sério caso: um número expressivo de alunos que têm pavor de Física.
As professoras Aparecida Magalhães Villatorre, Ivanilda Higa e Silmara Denise Tychanowicz desenvolveram Didática e Avaliação em Física, um livro de fácil entendimento e leitura, oferecendo subsídios para que o professor possa trabalhar em sala de aula.
Esta obra pretende afastar a idéia de que essa disciplina é um bicho-de-sete-cabeças, utilizando-se de exemplos práticos, estratégias e enfoques inovadores e dinâmicos.As abordagens deste livro contemplam uma metodologia em Física que aproxima a disciplina do cotidiano do aluno. As autoras enfocam a transposição didática e destacam a investigação histórica, além de outras linhas de estudo, com o objetivo de auxiliar professores a eliminar essa imagem negativa que ronda as salas de aula de Física em todo o País.

Editora Ibpex
AutorAparecida Magalhães Villatorre,Ivanilda Higa

Leia um trecho

Capítulo 1 Neste primeiro capítulo que compõe a primeira parte deste livro, vamos estudar alguns fundamentos voltados à didática da Física. Nessa construção, iremos refletir sobre alguns dos elementos principais que devem nortear todo o planejamento e o desenvolvimento do processo do ensinare aprender Física. Começamos pelas concepções de ciência e, na seqüência, vamos refletir sobre os conteúdos escolares da disciplina escolar Física a partir da compreensão do processo de transposição didática. Finalmente, vamos discutir os conhecimentos prévios dos estudantes e algumas estratégias de mudança conceitual. O objetivo é que ao final deste capítulo você possa melhor localizar qual é o cenário sob o qual atua quando está em sala de aula, independente das estratégias metodológicas que utiliza. A ciência e o seu ensino 1.1 Concepções de ciênciaVocê já parou para pensar sobre “O que é a ciência”? Perceba a importânciadessa pergunta no ambiente escolar. Em que medida essa questão, no contexto da disciplina de Física, interessa-nos? Para refletirmos sobre isso, iremos estudar algumas diferentes concepções sobre a ciência. Justificamos a importância do estudo das concepções epistemológicas sobre a ciência por diversos motivos. Hodson, citado por Silveira1, aponta que “sempre há uma concepção epistemológica subjacente a toda situação de ensino”. Assim, mesmo que não seja de forma explícita ou assumida intencionalmente, qualquer situação de ensino traz uma visão de ciência e de ensino-aprendizagem.Para iniciar nosso estudo, iremos aqui utilizar uma atividade adaptada de Borges. Para tanto, leia os seguintes textos e analise em que medida você se identifica ou não com cada um deles. Explique os pontos com os quais concorda ou discorda. Registre suas reflexões por escrito, para resgatá-las mais adiante. [Texto 1:] A formulação de leis naturais tem sido encarada, desde há muito, como uma das tarefas mais importantes da ciência. O método que a ciência utiliza para conhecer os fenômenos que ocorrem no universo é o método experimental, que consiste, basicamente, em: a) observação dos fenômenos; b) medida das principais grandezas envolvidas; c) busca de relações entre essas grandezas, com o objetivo de descobrir as leis que regem os fenômenos que estão sendo pesquisados. Este processo, que permite chegar a conclusões gerais a partir de casos particulares, é denominado indução – e é uma das características fundamentais da ciência[...] [Texto 2:] As idéias científicas não podem ser provadas por fatos experimentais, mas estes fatos podem mostrar que as proposições científicas estão erradas. Esta é a característica de todo o conhecimento científico: nunca se pode provar que ele é verdadeiro, mas, às vezes, podemos provar que ele não é verdadeiro.Sempre existe a possibilidade de se provar que uma teoria estabelecida está errada, mas nunca podemos provar que ela é correta. Assim, a ciência evolui através de refutações. À medida que se vai provando que algumas idéias são falsas, obtém-se uma nova teoria, ou a antiga é aperfeiçoada. [Texto 3:] Normalmente os cientistas não estão muito preocupados em negar uma teoria, mas sim em comprovar as teorias existentes [...] A comunidade científica é conservadora. Somente em casos muito especiais uma teoria aceita por longo tempo é abandonada e substituída por outra. Em geral, as novidades que não se enquadram nas teorias vigentes tendem a ser rejeitadas pelos cientistas. Só é considerado como ciência aquilo que os cientistas aceitam por consenso [...] [Texto 4:] A necessidade de uma experiência científica é identificada pela teoria antes de ser descoberta pela observação. Ou seja, a experimentação depende de uma elaboração teórica anterior. [...] a prova científica se afirma tanto no raciocínio como na experiência. O cientista deve desconfiar das experiências imediatas, refletir sobre os conceitos iniciais, contestar as idéias evidentes. Ou seja, o conhecimento científico se estabelece a partir de uma ruptura com o senso comum. E o progresso das ciências exige ruptura com os conhecimentos anteriores. Cada um dos quatro textos com suas peculiaridades trazem idéias sobre: o que é ou como “funciona” a ciência. Com quais textos ou idéias você se identificou? Vamos estudar do ponto de vista da epistemologia algumas concepções sobre a ciência. Racionalismo, empirismo e construtivismo são as três principais concepções de ciência, segundo Chaui. Vejamos, conforme essa autora, em que consistem essas concepções, seus métodos, objeto de estudo e relação com a realidade.

Você está revisando: Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. Metodologia do Ensino