Frete Grátis
  • Google Plus

Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. Metodologia do Ensino (Cód: 2605354)

Aparecida Magalhães Villatorre,Ivanilda Higa

Ibpex

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 35,00
Cartão Saraiva R$ 33,25 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva
Quer comprar em uma loja física? Veja a disponibilidade deste produto
?

Entregas internacionais: Consulte prazos e valores de entrega para regiões fora do Brasil na página do Carrinho.

ou receba na loja com frete grátis

X

* Válido para compras efetuadas em dias úteis até às 18:00, horário de Brasília, com cartão de crédito e aprovadas na primeira tentativa.

Formas de envio Custo Entrega estimada
X Consulte as lojas participantes

Saraiva MegaStore Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3970 - 1º piso - Pinheiros CEP: 05402-600 - São Paulo - SP

Descrição

Se pudéssemos visitar escolas de todo o País, não seria difícil encontrar um sério caso: um número expressivo de alunos que têm pavor de Física.
As professoras Aparecida Magalhães Villatorre, Ivanilda Higa e Silmara Denise Tychanowicz desenvolveram Didática e Avaliação em Física, um livro de fácil entendimento e leitura, oferecendo subsídios para que o professor possa trabalhar em sala de aula.
Esta obra pretende afastar a idéia de que essa disciplina é um bicho-de-sete-cabeças, utilizando-se de exemplos práticos, estratégias e enfoques inovadores e dinâmicos.As abordagens deste livro contemplam uma metodologia em Física que aproxima a disciplina do cotidiano do aluno. As autoras enfocam a transposição didática e destacam a investigação histórica, além de outras linhas de estudo, com o objetivo de auxiliar professores a eliminar essa imagem negativa que ronda as salas de aula de Física em todo o País.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Ibpex
Cód. Barras 9788578380366
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788578380366
Profundidade 1.00 cm
Número de Páginas 166
Peso 0.44 Kg
Largura 14.00 cm
AutorAparecida Magalhães Villatorre,Ivanilda Higa

Leia um trecho

Capítulo 1 Neste primeiro capítulo que compõe a primeira parte deste livro, vamos estudar alguns fundamentos voltados à didática da Física. Nessa construção, iremos refletir sobre alguns dos elementos principais que devem nortear todo o planejamento e o desenvolvimento do processo do ensinare aprender Física. Começamos pelas concepções de ciência e, na seqüência, vamos refletir sobre os conteúdos escolares da disciplina escolar Física a partir da compreensão do processo de transposição didática. Finalmente, vamos discutir os conhecimentos prévios dos estudantes e algumas estratégias de mudança conceitual. O objetivo é que ao final deste capítulo você possa melhor localizar qual é o cenário sob o qual atua quando está em sala de aula, independente das estratégias metodológicas que utiliza. A ciência e o seu ensino 1.1 Concepções de ciênciaVocê já parou para pensar sobre “O que é a ciência”? Perceba a importânciadessa pergunta no ambiente escolar. Em que medida essa questão, no contexto da disciplina de Física, interessa-nos? Para refletirmos sobre isso, iremos estudar algumas diferentes concepções sobre a ciência. Justificamos a importância do estudo das concepções epistemológicas sobre a ciência por diversos motivos. Hodson, citado por Silveira1, aponta que “sempre há uma concepção epistemológica subjacente a toda situação de ensino”. Assim, mesmo que não seja de forma explícita ou assumida intencionalmente, qualquer situação de ensino traz uma visão de ciência e de ensino-aprendizagem.Para iniciar nosso estudo, iremos aqui utilizar uma atividade adaptada de Borges. Para tanto, leia os seguintes textos e analise em que medida você se identifica ou não com cada um deles. Explique os pontos com os quais concorda ou discorda. Registre suas reflexões por escrito, para resgatá-las mais adiante. [Texto 1:] A formulação de leis naturais tem sido encarada, desde há muito, como uma das tarefas mais importantes da ciência. O método que a ciência utiliza para conhecer os fenômenos que ocorrem no universo é o método experimental, que consiste, basicamente, em: a) observação dos fenômenos; b) medida das principais grandezas envolvidas; c) busca de relações entre essas grandezas, com o objetivo de descobrir as leis que regem os fenômenos que estão sendo pesquisados. Este processo, que permite chegar a conclusões gerais a partir de casos particulares, é denominado indução – e é uma das características fundamentais da ciência[...] [Texto 2:] As idéias científicas não podem ser provadas por fatos experimentais, mas estes fatos podem mostrar que as proposições científicas estão erradas. Esta é a característica de todo o conhecimento científico: nunca se pode provar que ele é verdadeiro, mas, às vezes, podemos provar que ele não é verdadeiro.Sempre existe a possibilidade de se provar que uma teoria estabelecida está errada, mas nunca podemos provar que ela é correta. Assim, a ciência evolui através de refutações. À medida que se vai provando que algumas idéias são falsas, obtém-se uma nova teoria, ou a antiga é aperfeiçoada. [Texto 3:] Normalmente os cientistas não estão muito preocupados em negar uma teoria, mas sim em comprovar as teorias existentes [...] A comunidade científica é conservadora. Somente em casos muito especiais uma teoria aceita por longo tempo é abandonada e substituída por outra. Em geral, as novidades que não se enquadram nas teorias vigentes tendem a ser rejeitadas pelos cientistas. Só é considerado como ciência aquilo que os cientistas aceitam por consenso [...] [Texto 4:] A necessidade de uma experiência científica é identificada pela teoria antes de ser descoberta pela observação. Ou seja, a experimentação depende de uma elaboração teórica anterior. [...] a prova científica se afirma tanto no raciocínio como na experiência. O cientista deve desconfiar das experiências imediatas, refletir sobre os conceitos iniciais, contestar as idéias evidentes. Ou seja, o conhecimento científico se estabelece a partir de uma ruptura com o senso comum. E o progresso das ciências exige ruptura com os conhecimentos anteriores. Cada um dos quatro textos com suas peculiaridades trazem idéias sobre: o que é ou como “funciona” a ciência. Com quais textos ou idéias você se identificou? Vamos estudar do ponto de vista da epistemologia algumas concepções sobre a ciência. Racionalismo, empirismo e construtivismo são as três principais concepções de ciência, segundo Chaui. Vejamos, conforme essa autora, em que consistem essas concepções, seus métodos, objeto de estudo e relação com a realidade.

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. Metodologia do Ensino

Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. Metodologia do Ensino (Cód: 2605354) Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. M... (Cód: 2605354)
R$ 35,00
Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. Metodologia do Ensino (Cód: 2605354) Didática e Avaliação em Fisica - Vol 2 - Col. M... (Cód: 2605354)
R$ 35,00