Frete Grátis
  • Google Plus

Dom Távora - O Bispo dos Operários - Um Homem Além de seu Tempo (Cód: 2606567)

Nascimento,Pe Isaias

Paulinas

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 18,40
Cartão Saraiva R$ 17,48 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Dom Távora: o bispo dos operários - um homem além do seu tempo resgata, de forma primorosa e bem documentada, a biografia e a atuação pastoral de uma das mais lúcidas e grandiosas figuras do episcopado brasileiro: Dom José Vicente Távora (1910-1970), primeiro arcebispo metropolitano de Aracaju (SE).
Dom Távora teve participação ativa em vários momentos da vida nacional junto às autoridades governamentais - sempre em defesa dos pobres, operários, trabalhadores rurais -, com ações concretas que visavam à educação popular e organização dos trabalhadores, com o objetivo de torná-los protagonistas da própria história.
Homem de grande capacidade de ação e sensibilidade pastoral, participou do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín. Com energia profética, empenhou-se na luta pela libertação dos pobres e marginalizados, exercendo o seu ministério episcopal voltado especialmente para os mais humildes e, dentre esses, o homem do campo do nordeste do Brasil.
Nesse sentido, estimulou a articulação dos trabalhadores rurais e com eles fundou a Legião do Trabalho, um movimento que organizava os trabalhadores de várias categorias sob a inspiração da Doutrina Social da Igreja. Deu grande impulso ao sindicalismo rural católico, às cooperativas agrícolas, aos Círculos Operários, à Ação Católica, investiu na educação popular por meio do Movimento de Educação de Base (MEB), como experiência de educação à distância, através de escolas radiofônicas, visando à formação dos leigos para gerar mudanças concretas e transformação social.
Para Dom Távora, a implantação das escolas radiofônicas era a reação libertária da Igreja à situação excludente em que se encontravam os camponeses e operários, especialmente os nordestinos. Por isso, não era uma simples escola para se aprender a ler e escrever, mas um movimento que visava ao ensino de noções elementares de higiene, agricultura, geografia e história, educação doméstica, esporte, recreação, educação moral, cívica e religiosa, técnicas agrícolas, associativismo e cooperativismo. Era toda uma pedagogia de resgate da dignidade humana, ajudando o trabalhador a sair da indigência para conquistar seu espaço na sociedade. Como o próprio Dom Távora afirmava: 'libertar milhões da ignorância equivale a uma segunda abolição da escravidão'.
Junto com Dom Hélder Câmara - de quem se tornara amigo desde o início da vida sacerdotal - se comprometeu com a causa dos pobres e marginalizados e se mantiveram fiéis a esse compromisso até o fim de seus dias.
Bispos, sacerdotes, religiosos, agentes de pastoral encontrarão neste livro, no testemunho de Dom Távora, em suas palavras proféticas transcritas nesta obra, um exemplo e um estímulo de vida cristã e de compromisso com a causa dos excluídos e marginalizados da nossa sociedade.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Paulinas
Cód. Barras 9788535623185
Altura 20.00 cm
I.S.B.N. 9788535623185
Profundidade 1.30 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2002
Idioma Português
País de Origem Brasil
Peso 0.44 Kg
Largura 13.50 cm
AutorNascimento,Pe Isaias

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Dom Távora - O Bispo dos Operários - Um Homem Além de seu Tempo