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Educação Pós-filosofia da História - Racionalidade e Emancipação (Cód: 2015980)

Sgró,Margarita R.

Cortez

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Descrição

As críticas à racionalidade moderna atingiram o discurso educacional colocando a Teoria da Educação em uma perspectiva tecnocrática, que rompe a estreita relação da educação com um projeto social de caráter emancipatório. Este livro pretende mostrar que a Teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas fornece o contexto conceitual, não só para mudar o rumo da crítica à Modernidade, mas também para superar os decorrentes paradoxos que surgiram com a crítica da razão instrumental. A produtividade da obra habermasiana para a educação está na recuperação do potencial crítico-emancipatório da razão histórica e ancorada na linguagem. Ampliar o horizonte conceitual da racionalidade permite recuperar a relação razão-emancipação. No âmbito desta relação, é possível retomara Teoria da Educação como saber normativo e propositivo, e a educação como fato capaz de cumprir com a sua função reprodutora, mas também inovadora da sociedade. Um conceito ampliado de razão que atinge o sistema social, mas principalmente o mundo da vida cotidiana dos sujeitos, possibilita à Teoria da Educação colocar como objetivo: a contribuição ao fortalecimento cultural do mundo da vida, expandindo sua racionalidade. Entendemos que, com isto, a Pedagogia ampliaria seu espaço de reflexão e recobraria sua dimensão normativa e, portanto, sua capacidade de orientar a ação

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Cortez
Cód. Barras 9788524912856
Altura 23.00 cm
I.S.B.N. 9788524912856
Profundidade 1.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2007
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 144
Peso 0.23 Kg
Largura 16.00 cm
AutorSgró,Margarita R.

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