Frete Grátis
  • Google Plus

Elos de Melodia e Letra - Análise Semiótica de Seis Canções (Cód: 2606280)

Tatit, Luiz; Lopes,Ivã Carlos

Atelie

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 36,00
Cartão Saraiva R$ 34,20 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Se jamais conseguiremos descrever tudo que uma canção nos provoca a partir de uma simples audição, talvez possamos ao menos identificar os principais recursos utilizados pelos cancionistas quando unem melodia e letra. Embora haja boas doses musicais e literárias na composição de canções, nunca são elas que definem os contornos apropriados para se dizer (ou cantar) certas frases nem as palavras adequadas para se articular determinadas melodias. Na verdade, o cancionista é um artesão que desenvolve técnicas particulares dificilmente captadas pelas abordagens tradicionais aprendidas nas escolas de música ou literatura.
Os autores deste volume tentam justamente localizar essas soluções cancionais em obras plenamente consagradas pelos ouvintes: 'Terra' e 'Fora da Ordem', de Caetano Veloso, 'Olê, Olá' e 'As Vitrines', de Chico Buarque e 'Eu Sei Que Vou Te Amar' e 'A Felicidade', da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
O enfoque semiótico adotado nas descrições garante a unidade dos seis capítulos e permite ao leitor uma assimilação mais nítida do que há de constante no modo de compor dos artistas. Mas, por outro lado, cada canção traz também seus traços e tratamentos específicos que exigem dos autores outras habilidades descritivas nem sempre previstas pelo modelo teórico. É aí que surgem, neste trabalho, os primeiros esforços para se depreender o 'pulo do gato', o momento em que, além de estabelecer seus elos de melodia e letra, os compositores conseguem produzir um sentido especial, intransferível, que faz de cada canção obra única.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Atelie
Cód. Barras 9788574804033
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788574804033
Profundidade 0.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2008
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 184
Peso 0.44 Kg
Largura 14.00 cm
AutorTatit, Luiz; Lopes,Ivã Carlos

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Elos de Melodia e Letra - Análise Semiótica de Seis Canções