Frete Grátis
  • Google Plus

Empreendedorismo (Cód: 2605372)

Paulo Sertek

Ibpex

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 25,00 R$ 22,00 (-12%)
Cartão Saraiva R$ 20,90 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Educador e consultor de desenvolvimento organizacional, Paulo Sertek aborda neste livro elementos relacionados ao empreendedorismo com a propriedade de quem o vivencia e pesquisa o desenvolvimento de capacidades, tendo o propósito de divulgar e facilitar o seu entendimento

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Ibpex
Cód. Barras 9788599583227
Altura 0.00 cm
I.S.B.N. 9788599583227
Profundidade 0.00 cm
Número de Páginas 202
Peso 0.30 Kg
Largura 0.00 cm
AutorPaulo Sertek

Leia um trecho

GLOBALIZAÇÃO – PERSPECTIVA GERENCIAL LOCAL E INTERNACIONAL GLOBALIZAÇÃO E MUANÇAS Nesse item, analisaremos e discutiremos o fenômeno da globalização e as mudanças nas organizações. A esse propósito, vamos fazer juntos uma experiência. Façamos a seguinte pergunta: por que os produtos e os serviços que antes encontrávamos nas instituições não são mais os mesmos? Na verdade, as coisas estão mudando, isto é, os produtos e os serviços atualmente estão inovando e alterando suas configurações, sendo que o segmento tecnológico – um dos que com mais freqüência inova em nossa sociedade – influencia intensamente essa nova configuração social. Inovação passou a ser um diferencial competitivo chave! Vamos dar como exemplo uma organização que tem como foco a inovação: a 3M. Um dos objetivos anuais dela é que aproximadamente um terço de seu faturamento seja advindo do resultado de produtos lançados nos últimos três anos. Com essa estratégia, ela procura estar um passo a frente de seus concorrentes, procurando,assim, a auto-superação. Esse processo é disseminado por entre os colaboradores da 3M. CONTEXTO ATUAL Podemos observar que, em um mercado no qual os serviços e os produtos tornam-se obsoletos muito rapidamente, as empresas com maior grau de competitividade são aquelas que tem como foco a inovação. Mas esse processo nos exige conhecimentos para que possamos nos adequar a tais mudanças. Desse modo, “para lidar com todas as mudanças, os altos executivos das melhores empresas vêm delegando mais responsabilidades gerenciais aos níveis mais baixos”1, de modo que as instituições possam inovar, o que é uma exigência do mercado. Como vemos, toda a organização está envolvida nesse ambiente de mudanças, e todos os colaboradores, envolvidos nesse processo, devem ter um bom nível de adaptação e iniciativa. Segundo Kotter, “as posições no alto da hierarquia, principalmente, requerem bastante liderança para lidar com um ambiente altamente volátil na empresa. As pessoas nestes cargos têm de ser capazes de lidar com controles e sistemas de planejamento, sistemas de recursos humanos e estruturas organizacionais complexos”. A rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo. Temos de considerar que, em setores altamente especializados, há a necessidade de um maior domínio de certos conhecimentos, o que agrega valor a produtos e a serviços, e de incentivar o lado criativo e inovador dos colaboradores, sendo isso um elemento competitivo. Podemos destacar o líder nesse contexto, que é aquele que, com capacidade e qualidade, conduz tais mudanças nas instituições. Assim, em todos os setores organizacionais, verificamos a demanda crescente de líderes para regerem esses fatores competitivos.Contudo, qualquer mudança gera nos indivíduos apreensão. A resistência, que pode ser passiva ou ativa, é instaurada, não só porque a mudança pode não dar certo, mas também em razão de alterar os hábitos cotidianos de todos, dando dessa maneira a impressão de perda dos domínios individuais. Aí entra o papel do líder, que tem que reger as mudanças nas empresas, sendo essa função uma peça-chave para a sobrevivência das organizações. Apesar da questão da resistência, há um outro lado: as pessoas são incentivadas a desenvolverem seus conhecimentos, habilidades e competências.

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Empreendedorismo