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Ensino de Língua Portuguesa Para Surdos (Cód: 4864649)

Pinto Moreira,Veridiane

Appris

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Ensino de Língua Portuguesa Para Surdos

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Descrição

O objetivo deste livro é caracterizar a percepção dos professores sobre adaptação curricular, correlacionando seu conhecimento sobre o assunto à prática pedagógica. A hipótese que guiou este trabalho foi a de que as dificuldades para o ensino de língua portuguesa para surdos e a incerteza na definição do que seria adaptação curricular nessa disciplina caracterizam a percepção do professor das escolas inclusivas. Os procedimentos metodológicos incluíram coleta de dados por meio de observações de aulas, registros em vídeo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados à luz da literatura e revelam que a percepção dos professores sobre adaptação curricular em Língua Portuguesa para surdos é a de que se deve tolerar que sua produção textual não contemple aspectos significativos na estrutura dessa língua, como elementos conectivos e flexão verbal, por estarem baseadas na estrutura linguística de sua primeira língua, que é a língua de sinais. Os resultados desta pesquisa podem servir como subsídios para possíveis projetos na área de educação e para planejamentos de ensino que incluam adaptações curriculares e estratégias que privilegiem os saberes e as capacidades dos alunos surdos e contemplem abordagens mais democráticas e verdadeiramente inclusivas, pautadas no direito universal à educação e à cidadania e no respeito às diferenças.

Características

Peso 0.26 Kg
Produto sob encomenda Não
Editora Appris
I.S.B.N. 9788581921150
Altura 21.00 cm
Largura 15.00 cm
Profundidade 1.00 cm
Número de Páginas 200
Idioma Português
Acabamento Brochura
Cód. Barras 9788581921150
Número da edição 1
Ano da edição 2013
País de Origem Brasil
AutorPinto Moreira,Veridiane