Especial Literatura Infantil
Especial Literatura Infantil
Especial Literatura Infantil

   Literatura Infantojuvenil

   Literatura Importada Infantojuvenil

Por que é importante comemorar o Dia do Livro Infantil?

Em abril comemoramos esse dia duas vezes: no dia 2 e no dia 18. E você sabe por quê?

Porque nesse mês nasceram dois grandes escritores de livros para crianças: no dia 2, em 1805, o dinamarquês Hans Christian Andersen, criador de O Patinho Feio, A Pequena Sereia e tantas outras histórias inesquecíveis. No dia 18 de abril de 1882, nascia no Brasil o grande escritor Monteiro Lobato, criador de Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa...

E por que é importante comemorar essas datas? Porque é preciso ressaltar tudo o que incentive a leitura no Brasil, país em que ainda há muitos lares que não dispõem de livros em casa, em que crianças de classe média estão trocando os livros por equipamentos eletrônicos.

Como Hans Christian Andersen, Monteiro Lobato criou personagens inesquecíveis, divertidos; histórias em que demonstra profundo amor e respeito pelas crianças e sua forma de sentir o mundo. Mas ele não foi apenas um grande escritor: pioneiro na divulgação da leitura pelo Brasil, ele foi o primeiro a levar livros de leitura massivamente às escolas, por ter percebido que esse era o canal pelo qual eles poderiam chegar a crianças que não tinham em casa acesso ao mundo da cultura escrita.

Neurocientistas já provaram que as crianças com as quais não se conversa ou interage sofrem prejuízos graves em termos de desenvolvimento emocional e cognitivo. A escuta de histórias, a observação das imagens, o aconchego que a leitura de um livro por um adulto pode proporcionar desde bebê são fundamentais para o crescimento sadio. O contato com histórias desde o início da vida desenvolve a imaginação, a linguagem, a auto-expressão, a empatia – enfim aquelas qualidades que nos tornam mais humanos, mais sensíveis.

Além disso, mesmo livros simples de pano e banho ou interativos são muito importantes. As crianças pequenas se relacionam com o mundo por meio de todos os sentidos. Assim, morder, abraçar, olhar, folhear, interagir com o livro também é essencial.

Neste mês, vamos pensar nos livros com muito carinho. Vamos dar livros de presente. Vamos ler mais para nossos filhos. Vamos proporcionar a eles o acesso a livros de qualidade, que estimulem a imaginação, o sentido de “encantamento”, a alegria de viver.

Bom mês do livro para todos nós!

Promoção válida somente para os produtos apresentados nesta página, nas compras realizadas até às 23h59 do dia 18/04/2015 ou enquanto durarem os estoques, o que ocorrer primeiro. Essa promoção não é cumulativa com qualquer outra que esteja em vigor ou venha vigorar nesse site.