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História do Crédito ao Consumo (Cód: 1563001)

GELPI,ROSA-MARIA

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Descrição

O crédito «democratizou-se», tornou-se uma componente normal do orçamento familiar, permitindo a muitas famílias antecipar regularmente uma percentagem variável do seu rendimento futuro. Crédito e endividamento deixaram de estar associados apenas ao exercício de uma actividade profissional ou de servir sobretudo para fazer face a circunstâncias excepcionais de falta de liquidez. Para responder a uma procura alargada e constante, a oferta automatizou os seus procedimentos, aumentando a acessibilidade e a rapidez da resposta. Os Portugueses reagiram à abertura do crédito e à descida da taxa de juro de forma contraditória. Em privado, aproveitaram-na, mas sobretudo para a compra de habitação e de equipamento. De 1990 para 1999, o valor total do crédito a particulares passou de 1358 para 8466 milhões de contos, dos quais 75% para a habitação e o restante para outros fins, com particular destaque para a aquisição de automóvel. Por sua vez, a taxa de endividamento cresceu de 20% para 80% e a taxa de esforço de 9% para 23,5%. O número de instituições de crédito que actuam no mercado, nomeadamente bancos e sociedades financeiras para aquisições a crédito, duplicou no mesmo período. Para que o jogo não seja muito desigual, é indispensável, no entanto, limitar a assimetria de informação detida pelos diferentes intervenientes na relação de crédito. Na verdade, viver em sociedades abertas, onde a multiplicação de direitos e oportunidades tráz consigo a multiplicação de deveres e responsabilidades, obriga inevitavelmente a um esforço acrescido no domínio do conhecimento e da educação. Este livro constitui um importante contributo nesse sentido.

Características

Peso 0.44 Kg
Produto sob encomenda Sim
Marca Principia
I.S.B.N. 9728500394
Altura 0.00 cm
Largura 0.00 cm
Profundidade 0.00 cm
Número de Páginas 128
Idioma Português,Português (Portugal)
Cód. Barras 9789728500399
Ano da edição /
AutorGELPI,ROSA-MARIA