Frete Grátis
  • Google Plus

Leitura e Recontextualização - O Discurso Multicultural (Cód: 3046721)

Lira,Bruno Carneiro

Paulinas

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 18,10
Cartão Saraiva R$ 17,20 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Como ler e interpretar a partir dos estudos culturais e dos vários contextos de produção e recepção? Teólogo e filósofo, Bruno Carneiro Lira se debruça sobre a questão no livro: Leitura e recontextualização - O discurso multicultural. A obra traz algumas particularidades; Já a partir do título e do sumário, o autor lança algumas idéias que aparecem depois como fundamentais no todo de sua obra, com destaque para as relações entre leitura e contexto, o conceito de multiculturalidade e as noções de polifonia e dialogismo, que evidenciam o caráter plural da linguagem.
Dividido em sete capítulos, o livro vai como que num crescendo preparando o caminho para uma significativa atividade de leitura. Inicia com o aprofundamento dos estudos culturais, do seu advento aos dias de hoje; defende o pressuposto de que os discursos são sempre multiculturais, ou seja, não deve haver supremacia de uma cultura sobre outra; e discute a importância de Bakhtin para os estudos em torno do discurso, sobretudo nos aspectos da dialogicidade e da polifonia.
Dedica um capítulo à teoria arqueológica discursiva de Michel Foucault, já que este teórico vê o discurso a partir da história, do lado de fora, analisando os textos como um monumento em seu momento de produção. Partindo das teorias críticas e pós-críticas do currículo de Língua Portuguesa, propõe que os textos sejam apreciados e estudados a partir da leitura/interpretação, produção e análise linguística.
No quinto capítulo, mostra, a partir dos textos literários, a maneira de construção das identidades e, aborda como a leitura e a escrita se constituem como um forte instrumento de transformação social. Apresenta, então, alguns modelos de atividades de leitura realizadas por três pessoas, tentando demonstrar a presença do implícito e as diferentes interpretações a partir dos diversos contextos desses referidos sujeitos. No capítulo final, Lira reafirma a relevância do texto (enquanto rede de significados) como o elemento central, matéria-prima, objeto primeiro do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa, notadamente da leitura.

Características

Produto sob encomenda Não
Editora Paulinas
Cód. Barras 9788535625851
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788535625851
Profundidade 1.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2010
Idioma Português
Número de Páginas 182
Peso 0.20 Kg
Largura 14.00 cm
AutorLira,Bruno Carneiro

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Leitura e Recontextualização - O Discurso Multicultural