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Marketing Titânico - Fracassos de Marketing em Empresas Brasileiras em Momentos de Crise (Cód: 2638168)

Casas,Alexandre Las

Saint Paul

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Marketing Titânico - Fracassos de Marketing em Empresas Brasileiras em Momentos de Crise

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Descrição

O livro é dividido em quatro partes: a primeira relaciona as variáveis incontroláveis de marketing com as variáveis ambientais, aponta as dificuldades das empresas para enfrentar os desafios do ambiente e apresenta algumas orientações de como o administrador moderno pode lidar com as situações ambientais e faz uma analogia das embarcações no oceano com as empresas.
Na segunda parte, o tema é o navio Titanic e sua história. A terceira elenca os casos de empresas fracassadas, e a quarta traz uma análise dos casos, relacionando-os com as causas que provocaram o acidente do Titanic, e elenca algumas sugestões para o empresariado brasileiro.

Características

Peso 0.44 Kg
Produto sob encomenda Não
Editora Saint Paul
I.S.B.N. 9788598838779
Altura 24.00 cm
Largura 17.00 cm
Profundidade 0.00 cm
Número de Páginas 176
Idioma Português
Acabamento Brochura
Cód. Barras 9788598838779
Número da edição 1
Ano da edição 2009
País de Origem Brasil
AutorCasas,Alexandre Las

Leia um trecho

O mercado brasileiro tem sofrido profundas alterações nos últimos tempos. As variáveis incontroláveis, aquelas que afetam as condições em que o mercado se encontra, tais como economia, política e concorrência, têm mudado a uma velocidade muito rápida, exigindo das empresas a adaptação de diversas funções. Essa tendência está sendo observada em praticamente todos os setores do mercado, atingindo prestadores de serviços, fabricantes, comerciantes, agricultores, entre outros. Nesses ajustes, os empresários têm buscado fórmulas de adaptação que deram certo em outros países ou em outras empresas, com resultados os mais variados possíveis. Enquanto muitas empresas conseguem sobreviver, outras quebram ou se tornam concordatárias. O objetivo deste livro é apresentar uma análise do mercado e de empresas. “Quais empresas foram malsucedidas no mercado brasileiro, o que fizeram para se adaptar à nova situação e quais foram seus resultados de linha de ação, os quais podem levar as empresas brasileiras a evitar o fracasso?” O que ocorre no mercado é que há alguns setores que têm prosperado; os consumidores buscam, por alguma razão, comprar os produtos e serviços comercializados por essas empresas, enquanto se observa uma verdadeira derrocada de outras que não conseguem superar os novos desafios. Interessante notar que muitas dessas empresas são de grande porte, com uma estrutura potente, que, à primeira observação, teriam todos os elementos necessários para sobreviver. Demonstravam poder e força pelo valor de suas ações, marca, filiais etc. Foram empresas que encontraram dificuldades das mais diversas, em consequência da mudança ambiental. Muitas faliram, por esse motivo, podemos relacionar essa situação empresarial com o termo: marketing titânico. No dicionário, titânico significa ‘relativo ou pertencente aos titãs’ ou ‘que revela ou denota grande força’. O termo titã originou-se de uma referência a cada gigante que, segundo a mitologia grega, tentou escalar o céu e destronar Júpiter. Na linguagem universal, todos os termos usados como titânico referem-se a coisas monumentais. Um dos casos mais famosos do emprego desta palavra é o do transatlântico Titanic, que foi construído como sendo o mais potente de sua categoria na época, e que, por uma série de razões, acabou afundando, para surpresa de muitas pessoas, inclusive dos próprios construtores. A tragédia é constantemente lembrada em filmes e livros. Há situações em que mesmo as organizações e instituições poderosas, com toda sua aparente vantagem competitiva, sucumbem. Tamanho e estrutura não são suficientes para o sucesso das organizações. É preciso muito mais para ser sucedido no novo cenário. Para encontrar soluções e enfrentar desafios, o estudo foi descrito conforme a seguir. Em primeiro lugar, analisou-se a importância das variáveis ambientais no sucesso das empresas. Esse ambiente foi relacionado com o oceano e as variáveis incontroláveis de marketing com os possíveis imprevistos na ‘navegação’ das empresas. As empresas foram relacionadas com embarcações, que podem ser pequenas, médias ou grandes. Todas navegam nos mesmos ‘mares’ e estão sujeitas às mesmas variáveis ambientais.