Artboard 33 Artboard 16 Artboard 18 Artboard 15 Artboard 21 Artboard 1 Artboard 2 Artboard 5 Artboard 45 Artboard 45 Artboard 22 Artboard 9 Artboard 23 Artboard 17? Artboard 28 Artboard 43 Artboard 49 Artboard 47 Artboard 38 Artboard 32 Artboard 8 Artboard 22 Artboard 5 Artboard 25 Artboard 1 Artboard 42 Artboard 11 Artboard 41 Artboard 13 Artboard 23 Artboard 10 Artboard 4 Artboard 9 Artboard 20 Artboard 6 Artboard 11 Artboard 7 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 12 Artboard 25 Artboard 34 Artboard 39 Artboard 24 Artboard 13 Artboard 19 Artboard 7 Artboard 24 Artboard 31 Artboard 4 Artboard 14 Artboard 27 Artboard 30 Artboard 36 Artboard 44 Artboard 12 Artboard 17 Artboard 17 Artboard 6 Artboard 27 Artboard 19 Artboard 30 Artboard 29 Artboard 29 Artboard 26 Artboard 18 Artboard 2 Artboard 20 Artboard 35 Artboard 15 Artboard 14 Artboard 48 Artboard 50 Artboard 26 Artboard 16 Artboard 40 Artboard 21 Artboard 29 Artboard 10 Artboard 37 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 46 Artboard 8

Mundos Invisíveis - Da Alquimia À Física de Partículas (Cód: 2522866)

Gleiser,Marcelo

Globo Editora

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Cartão Saraiva R$ 38,95 (-5%) em até 1x no cartão ou em até 2x de R$ 20,50 sem juros

Total: R$0,00

Em até 1x sem juros de R$ 0,00

Mundos Invisíveis - Da Alquimia À Física de Partículas

Depois do sucesso de Poeiras nas Estrelas, o físico Marcelo Gleiser lança seu novo livro Mundos invisíveis: Da alquimia à física de partículas, pela Editora Globo. Nesta obra, o autor analisa os fenômenos físicos do micro para o macro, partindo das subpartículas do átomo para desvendar o universo. Para explicar tudo isto, Gleiser parte da simples pergunta: 'Do que tudo é feito?'. Logo nas primeiras páginas, o escritor nos apresenta a frase 'O essencial é invisível aos olhos', de Antoine de Saint-Exupéry, sugerindo a idéia de que geralmente não prestamos muita atenção naquilo que está ao nosso redor. Posteriormente, ele explica ao leitor como a partir da simples observação de um fenômeno natural, ou de algo que intrigava as pessoas, foi possível chegar às principais descobertas do conhecimento.
Ao longo de dez capítulos, Gleiser, autor também de um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, aborda os principais questionamentos da ciência na história. A busca do elixir da vida pelos alquimistas, os estudos sobre o cosmo, a eletricidade e o magnetismo e a fascinante teoria da relatividade são alguns dos temas abordados no livro. Com exemplos e analogias simples, presentes no nosso cotidiano, Gleiser explica as descobertas e experimentações de estudiosos como Aristóteles, Isaac Newton e Albert Einstein, na busca de desvendar um mundo invisível que determina a composição de tudo o que existe na natureza. Além de fotos e ilustrações, que enriquecem as teorias apresentadas, a obra também conta com textos de apoio, escritos pelo jornalista Frederico Neves.
Desde o pensamento de Nicolau Copérnico, para quem 'o Sol, e não a Terra, era o centro do cosmo', até o surgimento da bomba nuclear, na Segunda Guerra Mundial, o autor propõe uma espécie de viagem no tempo para contar a história dos mais antigos mestres da ciência e seus discípulos - pessoas que foram capazes de trazer grandes descobertas para a humanidade. O escritor relata também os acertos e erros nas experiências químicas, por exemplo.
Num dos capítulos, o autor abordará a descoberta das propriedades da luz e da radioatividade. De acordo com Gleiser, nada despertou tanto mistério na ciência como esses dois fenômenos. Foi nessa época, início do século XX, que Einstein se destacou como um dos principais físicos da história, criando uma nova noção de tempo e espaço. 'O trabalho de Einstein revelou facetas inesperadas da luz, inaugurando uma nova era da física'.
Gleiser consegue despertar no leitor a idéia de que a resposta para todas as suas perguntas está ao seu redor, basta ter vontade e esforço em desvendá-la. '[...] o mundo acordou para um novo tipo de investigação de suas propriedades. Ao erguer o rosto para os céus, o filósofo não via mais deuses, e sim mecanismos de causa e efeito, movimentos e transformações que obedeciam a princípios e leis, uma realidade propícia ao raciocínio e a reflexão. Em pouco mais de trezentos anos, os homens passaram a refletir sem medo sobre o porquê das coisas, a tentar desvendar os segredos ocultos por trás dos fenômenos que observam no mundo a sua volta'.
O livro é essencial para todos aqueles que querem conhecer os estudiosos que, movidos pela curiosidade e pelo seu espírito criativo, foram corajosos o suficiente para desafiar todos os conceitos de sua época e quebrar paradigmas.

Editora Globo Editora