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Pós-Modernidade, Capitalismo E Educação - A Universidade Na Crise Do Projeto Social Moderno (Cód: 9388281)

Sidinei Pithan da Silva

Appris

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Pós-Modernidade, Capitalismo E Educação - A Universidade Na Crise Do Projeto Social Moderno

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Descrição

“Pós-modernidade, capitalismo e educação: a universidade na crise do projeto social moderno” analisa alguns desdobramentos (da crise) da racionalidade moderna na educação, buscando compreender suas implicações para o currículo e a formação universitária no capitalismo tardio. Em linhas gerais, procura compreender e explicitar as relações “mediatas” entre o projeto filosófico, político e social da modernidade – em sua fase sólida (acumulação rígida do capital), com a “lógica curricular da universidade moderna” e o projeto filosófico, político e social da pós-modernidade, e em sua fase flexível (acumulação flexível do capital), com a “lógica curricular da universidade no capitalismo tardio”. A partir disso, o primeiro capítulo do livro esboça a problemática filosófica e pedagógica implicada na investigação sobre o tema da modernidade e da pós-modernidade, com seus desdobramentos nas questões implicadas com a educação, o currículo e a formação universitária. O segundo capítulo aborda os pressupostos filosóficos fundamentais do projeto social da modernidade, que tiveram seu ápice no contexto do Iluminismo europeu (século XVIII). Descreve e analisa, sobretudo, o contexto histórico, implicado na “legitimação” desses pressupostos, os quais se fizeram presentes e determinaram os “fundamentos” (da lógica curricular e da formação acadêmica constitutiva) da universidade moderna. O terceiro capítulo tematiza a crise dessas conjecturas constitutivas da “racionalidade” moderna, evidenciando as diferentes críticas da modernidade e as novas suposições emergentes ao longo do século XX. Com isso, esta obra colabora criticamente para se pensar os desafios da educação universitária no contexto da crise da racionalidade moderna e na emergência da teorização pós-moderna. Figuram, em torno desses interesses, a radicalidade e a necessidade de se pensar, na educação, as condições “mediatas” que temos para desenvolver a “emancipação” social (e humana), projetada pela modernidade (iluminista) e, incorporada a ela, o desafio de uma política cultural das “diferenças”, projetada pela teorização pós-moderna. Sob esse critério, torna-se impossível pensar numa política cultural para o currículo e para a formação universitária que não esteja sintonizada com possibilidades de romper com as formas de alienação e exploração social típicas do capitalismo tardio. A luta contra a dominação, como lembra-nos Bauman, de forma alguma pode ser feita apenas localmente, mas sempre globalmente, e nisso se equivocam alguns pós-modernistas ao “eclipsarem” a razão.

Características

Peso 0.35 Kg
Produto sob encomenda Não
Editora Appris
I.S.B.N. 9788547301927
Altura 21.00 cm
Largura 14.80 cm
Profundidade 3.00 cm
Número de Páginas 330
Idioma Português
Acabamento Brochura
Cód. Barras 9788547301927
Número da edição 1
Ano da edição 2016
AutorSidinei Pithan da Silva