Frete Grátis
  • Google Plus
Livro Digital

Projetando sentidos no ensino de química : experiência de uma escola pública (Cód: 3649483)

Eduardo Ribeiro Mueller

Baraúna (Edição Digital)

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 13,45
Cartão Saraiva R$ 12,78 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

O presente trabalho tem como referência o planejamento curricular de Química – 3º ano “A” do ensino médio – desenvolvido no ano de 2006 na Escola Estadual 12 de Abril, município de Terra Nova do Norte – MT. Teve como objetivo a efetivação de uma nova proposta de atuação pedagógica no ensino/aprendizagem de química, proporcionando, ao conhecimento trabalhado, significações vinculadas à realidade, e ao estudante, compreensão do seu papel sócio-econômico e ambiental nas relações que permeiam a realidade ora considerada. Para isso, o professor buscou utilizar-se de signos e instrumentos que mediassem o conhecimento; o foco de ensino deixou de ser o aluno, isoladamente, e se voltou para as interações discursivas e mediadas. O redimensionamento do conteúdo e da metodologia, aplicando neles algumas essências pedagógicas, foi feito como uma tentativa de que a aprendizagem se tornasse mais dinâmica e significativa. O desenvolvimento desses conteúdos se deu com a construção de conceitos em sala de aula; com a análise crítica de textos científicos por meio de debates; com experimentos em laboratório, aulas mediadas por vídeos e por meio de jogo paradidático. No que tange à pesquisa, os resultados mais relevantes apresentaram a este trabalho a perspectiva da dinamização do ensino de química no âmbito de seu objetivo, ou seja, na metodologia. Essa dinamização precisou-me da não necessidade de assimilação dos nomes através de sua decoreba e sim do contexto no qual eles poderiam estar inseridos. Assim, utilizar-se de substâncias como gasolina e leite, ou materiais como fraldas, camisinha e lixo doméstico só foram possíveis a partir da compreensão que tive do resultado da pesquisa como possível caminho a trilhar com o planejamento. Percebeu-se também o quanto a experimentação, precedida de análises teóricas que dão suporte ao universo de seu acontecimento, contribuiu à assimilação dos conceitos trabalhados. A integração e cooperação entre os estudantes, diante do novo, afloraram com mais naturalidade, dado o tempo que se dedicavam a escrever os relatórios e ao nível de ajuda mútua a esta construção científica. Por fim, o exercício de escrever relatórios pode ter aumentado a capacidade de inteligir informações e relatá-las, assim como as falas durante as interferências individuais nas análises dos textos podem ter diminuído a dificuldade de se expressar em público.

Características

Produto sob encomenda Sim
Marca Baraúna (Edição Digital)
Cód. Barras 9999036494833
Início da Venda 03/08/2011
Territorialidade Internacional
Formato Livro Digital Pdf
Proteção Drm Sim
Idioma Português
VOLUME 1
Peso 0.00 Kg
AutorEduardo Ribeiro Mueller

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Projetando sentidos no ensino de química : experiência de uma escola pública

Projetando sentidos no ensino de química : experiência de uma escola púb... (Cód: 3649483) Projetando sentidos no ensino de química : experi... (Cód: 3649483)
R$ 13,45
Projetando sentidos no ensino de química : experiência de uma escola púb... (Cód: 3649483) Projetando sentidos no ensino de química : experi... (Cód: 3649483)
R$ 13,45