Artboard 33Artboard 16Artboard 18Artboard 13Artboard 42Artboard 21Artboard 4Artboard 5Artboard 45Artboard 22Artboard 7Artboard 42Artboard 23Artboard 12Artboard 28Artboard 17?Artboard 28Artboard 43Artboard 49Artboard 47Artboard 15Artboard 32Artboard 6Artboard 22Artboard 5Artboard 25Artboard 1Artboard 42Artboard 11Artboard 41Artboard 11Artboard 23Artboard 10Artboard 4Artboard 9Artboard 6Artboard 8Artboard 7Artboard 3Artboard 12Artboard 25Artboard 34Artboard 43Artboard 44Artboard 16Artboard 24Artboard 13Artboard 5Artboard 24Artboard 31Artboard 1Artboard 12Artboard 27Artboard 30Artboard 36Artboard 44Artboard 9Artboard 17Artboard 6Artboard 27Artboard 30Artboard 29Artboard 26Artboard 2Artboard 20Artboard 35Artboard 15Artboard 14Artboard 50Artboard 26Artboard 14Artboard 40Artboard 21Artboard 10Artboard 37Artboard 46Artboard 33Artboard 8
e-book
  • 1000342901
  • 1000342902

Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente (Cód: 3458672)

Veiga,Elizabeth Carvalho Da; Garcia, Emilio Garcia

Pulso Editorial (edição digital)

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 25,60

em até 1x de R$ 25,60 sem juros

Total:

Em até 1x sem juros de


Crédito:
Boleto:
Cartão Saraiva:

Total:

Em até 1x sem juros de


Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente

R$25,60

Descrição

O livro “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente”, de Elizabeth Veiga e Emílio Garcia, desenvolve o pensamento de que a mente não é um sistema unitário; ele parte de uma concepção modular, onde o ser humano precisa de várias ferramentas cognitivas no cotidiano. Apoiados na teoria de Gardner, que divide a mente em 9 inteligências (Lingüística, Lógica, Espacial, Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Naturalista e Existencial), os autores as explicam e dialogam com a teoria de Sternberg, que entende a inteligência humana através de 3 unidades: Analítica, Prática e Criativa.

Partindo desse pressuposto, o livro defende a idéia de que a escola supervaloriza certas “inteligências”, em detrimento de outras; a Lógica e a Lingüística, bem como a Inteligência Analítica de Sternberg, receberiam destaque, quando na realidade, o uso equilibrado de todos os módulos resultaria no devido aproveitamento mental.

O ser humano desenvolve-se de maneira particular; não há aluno melhor ou pior, mas sim aquele que sobressai determinada área de inteligência. Para os autores, cabe ao psicopedagogo promover o crescimento harmônico da mente, principalmente áreas subdesenvolvidas; diante disso, propõem uma reflexão sobre como deve ser o desenvolvimento escolar.

Demonstrando diversas teorias que convergem nesse modo de pensar, o livro explica a divisão das funções entre os hemisférios cerebrais. Em tal organização, os módulos não se interligam: o sistema central seria responsável por integrar as informações. Além disso, a obra relata a atuação das áreas de inteligência ao longo da evolução do homem, citando o comportamento dos chimpanzés como exemplo.

A disfunção em um desses módulos pode acarretar distúrbios cognitivos, “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente” elucida esses problemas citando o autismo. O indivíduo autista apresenta dificuldades no que diz respeito à interação social, sendo incapaz de despertar reação no outro; porém, as demais atividades modulares não são comprometidas.

Por fim, um modelo de diagnóstico modular metacognitivo é apresentado ao leitor, para que se avalie habilidades e aquilo que deve ser melhorado; o estímulo adequado representa o desenvolvimento equilibrado das funções cognitivas vitais ao ser humano.



Sumário

PARTE I
MODULARIDADE DA MENTE ............................. 17

Capítulo 1
Ciências e tecnologias em busca da modularidade ................... 19

Capítulo 2
Teoria Modular da Mente ..................................................... 27

Capítulo 3
Modularidade da capacidade mentalista ................................. 35

Capítulo 4
Teoria das Inteligências Múltiplas .......................................... 53

Capítulo 5
Teoria Triárquica ................................................................ 65


PARTE II
MODULARIDADE E CONSTRUTIVISMO ............. 79

Capítulo 6
Modularidade e Construtivismo: questão nuclear nas
ciências cognitivas ....................................................................... 81

PARTE III
PSICOPEDAGOGIA E A TEORIA MODULAR ..... 99

Capítulo 7
A psicopedagogia na perspectiva da teoria
modular da mente ..................................................... 101

Capítulo 8
Aplicação de um Programa de Intervenção Cognitiva com base
na Teoria Modular da Mente ( PIC ) ....................................... 133

Características

Peso 0.00 Kg
Produto sob encomenda Não
Marca Pulso Editorial (edição digital)
Número de Páginas 148 (aproximado)
Idioma Português
Acabamento e-book
Territorialidade Brasil
Formato Livro Digital Pdf
Gratuito Não
Proteção Drm Sim
Tamanho do Arquivo 1213
Início da Venda 12/05/2011
Cód. Barras 9999034586721
Número da edição 1
Ano da edição 2006
Ano da Publicação 2011
Mês da Publicação OUTUBRO
AutorVeiga,Elizabeth Carvalho Da; Garcia, Emilio Garcia