Artboard 33Artboard 16Artboard 18Artboard 13Artboard 42Artboard 21Artboard 4Artboard 5Artboard 45Artboard 22Artboard 7Artboard 42Artboard 23Artboard 17?Artboard 28Artboard 43Artboard 49Artboard 47Artboard 15Artboard 32Artboard 6Artboard 22Artboard 5Artboard 25Artboard 1Artboard 42Artboard 11Artboard 41Artboard 11Artboard 23Artboard 10Artboard 4Artboard 9Artboard 6Artboard 8Artboard 7Artboard 3Artboard 12Artboard 25Artboard 34Artboard 43Artboard 44Artboard 16Artboard 24Artboard 13Artboard 5Artboard 24Artboard 31Artboard 1Artboard 12Artboard 27Artboard 30Artboard 36Artboard 44Artboard 9Artboard 17Artboard 6Artboard 27Artboard 30Artboard 29Artboard 26Artboard 2Artboard 20Artboard 35Artboard 15Artboard 14Artboard 50Artboard 26Artboard 14Artboard 40Artboard 21Artboard 10Artboard 37Artboard 46Artboard 33Artboard 8
e-book
  • 1000342905
  • 1000342906

Psicopedagogia: Saberes / Olhares / Fazeres (Cód: 3458690)

Ana Maria Zenícola; Laura Monte Serrat Barbosa; Simone Carlberg

Pulso Editorial (edi??o digital)

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 38,40

em até 1x de R$ 38,40 sem juros

Total:

Em até 1x sem juros de


Crédito:
Boleto:
Cartão Saraiva:

Total:

Em até 1x sem juros de


Psicopedagogia: Saberes / Olhares / Fazeres

R$38,40

Descrição

Uma psicopedagogia convergente, especializada e preocupada com a interdisciplinaridade. Essas são as primeiras mensagens fixadas pela obra “Psicopedagogia: Saberes/ Olhares/ Fazeres”, que resgata artigos que representam vidas dedicadas ao estudo. O livro começa com um bate-papo entre as autoras Ana Maria Zenicola, Laura Monte Serrat Barbosa e Simone Carlberg; e perpetua este clima ao longo da obra: os textos mantêm um diálogo entre leitor e autores dentro do domínio do conhecimento.

As três partes do livro explicam a psicopedagogia nas dimensões do Plano Filosófico, Plano Científico e Plano de Prática; o processo de aprendizagem é analisado desde o desejo do saber até a aplicação do conhecimento. Dificuldades escolares, muitas vezes, podem ser tidas como fracassos, tanto do professor quanto do aluno. As autoras identificam como e quando agir, através de situações reais, e com linguagem clara e franca.

Os métodos de ensino também são discutidos nos artigos. Por vezes, rotula-se o educando ou cerceia-se sua liberdade no espaço de aprendizagem. Assim, as autoras defendem o trabalho em grupo para solucionar conflitos e dificuldades individuais. Para tanto, o educador não deve evitar os problemas, mas enfrentá-los e incentivar o aprendizado ativo em detrimento do passivo, aquele em que o aluno apenas recebe a informação, sem interagir com ela. Todos os conceitos são legitimados por casos reais, que comprovam a experiência das autoras.

Por fim, a obra impulsiona uma reflexão sobre os próximos passos do ensino, dos caminhos da aprendizagem; debatem a interferência da televisão e do mundo virtual na composição do conhecimento e na elaboração dos significados, e começa a responder a seguinte questão: será que ainda há espaço para construção de símbolos no desenvolvimento cognitivo dos aprendizes?


Sumário

INTRODUÇÃO

Trio de conversa: Quem somos? Por onde caminhamos? Para onde vamos?

1 PARADIGMA DE CONJUNÇÃO

A Epistemologia da Psicopedagogia - um esquema conceitual, referencial e de ação
Laura Monte Serrat Barbosa

Uma só Psicopedagogia e vários âmbitos de ação
Laura Monte Serrat Barbosa

2 O OLHAR CLÍNICO NO PROCESSO DO APRENDIZ E DA APRENDIZAGEM

2.1 A presença psicopedagógica na escola

O desejo de aprender - um permanente caminho
Ana Maria Zenicola

Pensando no fracasso escolar
Simone Carlberg

Só o começo
Simone Carlberg

Ambiente educativo /concepção educativa - provocações II
Simone Carlberg

Um passeio ao cotidiano escolar
Simone Carlberg

Contribuições - composições teórico/práticas
Simone Carlberg

Psicopedagogia no âmbito grupal - operatividade - um instrumento para o desenvolvimento em grupos de aprendizagem
Laura Monte Serrat Barbosa

A inclusão oficial e a inclusão real. Qual a inclusão possível?
Ana Maria Zenicola

2.2 A presença psicopedagógica no espaço terapêutico
A especificidade da Psicopedagogia no espaço clínico
Ana Maria Zenicola

Psicopedagogia - um olhar clínico
Laura Monte Serrat Barbosa

Espaço Aberto - conteúdo - contido - continente
Simone Carlberg

A família e o acolhimento da criança diferente
Laura Monte Serrat Barbosa

O grupo como uma possibilidade na práxis psicopedagógica
Laura Monte Serrat Barbosa

3 CONTEMPORANEIDADE

Ensinar e aprender na pós-modernidade - desafios da educação
Laura Monte Serrat Barbosa

Brincando se aprende?
Laura Monte Serrat Barbosa

Girava o pião, gira a beyblade!
Simone Carlberg

O efeito da força da imagem visual sobre a construção simbólica da criança e do adolescente nos tempos atuais
Ana Maria Zenicola

Linguagens - uma reflexão sobre a leitura na atualidade
Laura Monte Serrat Barbosa

A briga / Abriga?
Simone Carlberg

O adolescente e seu futuro profissional na atualidade - um desafio para pais, educadores e psicopedagogos
Ana Maria Zenicola

O cinema como fonte de aprendizagem - uma entrevista
Simone Carlberg

Características

Peso 0.00 Kg
Produto sob encomenda Sim
Marca Pulso Editorial (edi??o digital)
Número de Páginas 370 (aproximado)
Idioma Português
Acabamento e-book
Territorialidade Brasil
Formato Livro Digital Pdf
Gratuito Não
Proteção Drm Sim
Tamanho do Arquivo 2717
Início da Venda 12/05/2011
Cód. Barras 9999034586905
Número da edição 1
Ano da edição 2007
Ano da Publicação 2007
Mês da Publicação JULHO
AutorAna Maria Zenícola; Laura Monte Serrat Barbosa; Simone Carlberg