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Livro Digital

Publicidade Abusiva e Proteção do Consumidor Idoso (Cód: 8870893)

LUIZ FERNANDO AFONSO

Atlas (Livros Digitais)

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Descrição

A proteção do consumidor idoso no mercado de consumo, em face da publicidade considerada abusiva pela especial condição de vulnerabilidade da pessoa idosa, é o tema tratado neste livro.

O envelhecimento, caracterizado como um processo natural da vida, vem acompanhado de dificuldades decorrentes da diminuição das capacidades físicas e psíquicas, o que causa nos idosos uma real dificuldade de compreensão, tornando-os frágeis e fáceis presas de fornecedores vorazes, ávidos para vender seus produtos e serviços, disponibilizados no mercado de consumo.

Essa vulnerabilidade acentuada dos idosos no mercado de consumo revela-se em dois aspectos: diminuição das capacidades físicas e psíquicas e a necessidade de produtos e serviços que, não raro, coloca-os em uma situação de dependência em relação a determinados fornecedores de produtos e serviços. O envelhecimento tardio trouxe ao mercado um novo grupo de consumidores, que a lei não pode deixar de proteger. O tempo mostrou que o sistema de controle da publicidade no Brasil contém uma lacuna no que se refere a esse novo grupo de consumidores.

O presente estudo tem como foco o campo da publicidade, que se apresenta como o momento de aproximação de fornecedores, consumidores e produtos e serviços. E será abusiva, de acordo com as conclusões do livro, toda a publicidade que utilizar dessa fragilidade, natural da pessoa idosa, para vender. Será abusiva, nesse sentido, toda a publicidade que, ao ser veiculada, utilizar essa especial fragilidade da pessoa idosa para vender seu produto ou seu serviço.

O objetivo, portanto, desta obra, é pensar e analisar a publicidade que é produzida pelos fornecedores de produtos e serviços para envolver e seduzir o idoso, aproveitando-se da sua especial condição de pessoa em processo de envelhecimento.

Leitura complementar para as disciplinas de Direito do Consumidor, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Civil, Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Recomendado, também, para as disciplinas que abordam a Publicidade, o Marketing e a Gerontologia Social em cursos de graduação e pós-graduação.

Características

Produto sob encomenda Sim
Marca Atlas (Livros Digitais)
Cód. Barras 9788522480227
Início da Venda 11/03/2015
Territorialidade Internacional
Formato Livro Digital Pdf
Gratuito Não
Tamanho do Arquivo 2203
Proteção Drm Sim
Número da edição 1
Ano da edição 2013
Idioma Português
Número de Páginas 239 (aproximado)
Ano da Publicação 2013
Mês da Publicação SETEMBRO
Peso 0.00 Kg
AutorLUIZ FERNANDO AFONSO

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