Frete Grátis
  • Google Plus

Raposa - Serra do Sol - O Índio e a Questão Nacional (Cód: 2871983)

Rebelo,Aldo

Thesaurus

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 30,00
Cartão Saraiva R$ 28,50 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

O presente trabalho reúne artigos e entrevistas publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela revista Interesse Nacional, e dois breves ensaios inéditos. O índio no imaginário nacional abre a sequência de textos apresentando uma visão otimista da presença indígena na formação social brasileira, em contraponto a uma interpretação derrotista e diminuidora do papel civilizatório de nossos mais antigos ancestrais.
Advogo a ideia do índio protagonista – um protagonismo sofrido e injustiçado, é verdade – em lugar do índio vítima, inerme, física e culturalmente submetido ao colonizador. Evoco as figuras de Ajuricaba, Cunhambebe, Aimberê, Tibiriçá, Poti, Maria Arcoverde, Bartira, Clara Camarão, para destacar a presença viril de homens e mulheres que engrandeceram a história indígena e do povo brasileiro. Indico a influência do índio em nossa cultura, psicologia, culinária e idioma como algo que nos fez mais adaptados para a aventura humana de viver em paz e em cooperação.
O índio e a questão nacional, o último pequeno ensaio, é quase uma advertência sobre os riscos de perdemos essa preciosa herança – a ideia de um povo único, resultado da contribuição indígena, africana e europeia – como consequência das pretensões e ambições de povos materialmente mais desenvolvidos, embora espiritualmente mais primitivos, com suas organizações não governamentais e sua visão depressiva sobre o destino da humanidade.
Os artigos para O Estado de S. Paulo e para a revista Interesse Nacional foram escritos em meio à polêmica em torno da demarcação da terra indígena Raposa-Serra do Sol. Em todos eles procurei depositar a mais profunda gratidão e o mais elevado respeito aos índios, ao povo brasileiro e ao Brasil.
Por fim, esclareço ao leitor que a presença ou não do ingênuo hífen em Raposa-Serra do Sol indica visões distintas sobre a área demarcada. Grafar com hífen, como faço, é também uma denúncia de que Raposa e Serra do Sol são áreas geograficamente distintas, habitadas por tribos e populações igualmente distintas

Características

Produto sob encomenda Não
Editora Thesaurus
Cód. Barras 9788570629203
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788570629203
Profundidade 1.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2010
Idioma Português
Número de Páginas 128
Peso 0.44 Kg
Largura 14.00 cm
AutorRebelo,Aldo

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Raposa - Serra do Sol - O Índio e a Questão Nacional