Frete Grátis
  • Google Plus

Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável - da Teoria À Prática - 2ª Ed. 2012 (Cód: 4169513)

Barbieri, José Carlos; Cajazeira, Jorge Emanuel Reis

Saraiva

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 77,00 R$ 67,80 (-12%) em até 2x de R$ 33,90 sem juros
Cartão Saraiva R$ 64,41 (-5%) em até 1x no cartão ou em até 3x de R$ 22,60 sem juros
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

É inegável a importância da responsabilidade social na atualidade, tanto que existe um verdadeiro movimento mundial em torno do tema. Prova disso são as inúmeras iniciativas promovidas por empresas, entidades empresariais, ONGs e órgãos vinculados à ONU, bem como do número crescente de códigos de éticas e programas de responsabilidade social empresariais e de normas voluntárias como SA 8000, AA 1000, NBR 16001 e a ISO 26000 de responsabilidade social. A responsabilidade social das empresas não é um assunto pacificado, a não ser o reconhecimento da sua importância. O objetivo deste livro é apresentar as principais questões da responsabilidade social empresarial, pensando tanto nos que estão começando a se envolver com esses temas, quanto nos que já avançaram, mas sentem necessidade de sistematizar seus conhecimentos e de mais esclarecimentos sobre os aspectos controversos. Como disse Alan Bryden, a maior autoridade da ISO durante a elaboração da ISO 26000, os autores desse livro “conseguiram comunicar toda a riqueza que o verdadeiro conceito de responsabilidade social requer, tanto na profundidade quanto na abrangência”.
O livro contém oito capítulos cuja trajetória vai do debate teórico em torno da responsabilidade social empresarial aos instrumentos gerenciais de natureza operacional. O Capítulo 1 apresenta a fundamentação teórica discutindo as três teorias mais importantes sobre esse tema: a teoria do acionista, a teoria das partes interessadas na empresa, ou stakeholders, e a teoria contratualista. Cada teoria é apresentada com um breve resumo da sua origem e influências, seguida de uma apresentação das suas ideias centrais e, ao final, uma apreciação das suas contribuições e limitações. O Capítulo 2 discute modelos de gestão da responsabilidade social empresarial. Inicialmente resgata algumas propostas que ganharam projeção internacional. Depois, apresenta um importante fato da vida contemporânea, a confluência de dois grandes movimentos sociais, o da responsabilidade social empresarial e o do desenvolvimento sustentável. Os autores mostram como a convergência entre esses dois movimentos gerou o que se denomina organização sustentável. A partir daí, esse capítulo apresenta um modelo que incorpora contribuições desses dois movimentos, conhecido como modelo dos três resultados líquidos, ou triple bottom line, que objetiva organizar e articular as atividades da empresa para que ela obtenha resultados líquidos positivos em termos econômicos, sociais e ambientais.
O Capítulo 3 trata da ética em geral e da ética empresarial, componentes importantes da responsabilidade social empresarial e discute as relações entre direito e moral. No Capítulo 4 são apresentadas as teorias ou doutrinas éticas normativas que podem dar contribuições importantes para a conduta moral dos que atuam nas empresas ou em seu nome. O capítulo se encerra com uma discussão sobre a necessidade de uma ética para o mundo globalizado e apresenta um núcleo de ideias para a construção dessa ética. A seguir são apresentados os aspectos práticos da responsabilidade social empresarial, sempre sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. O Capítulo 5 aborda as principais fontes de princípios e diretrizes para estabelecer políticas, objetivos e metas a fim de tratar a responsabilidade social.
O Capítulo 6 apresenta e discute alguns dos mais importantes instrumentos de gestão e como eles podem ser aplicados para implementar uma política de responsabilidade social conforme os conceitos de empresa sustentável. O Capítulo 7 é dedicado à norma ISO 26000 de responsabilidade social, uma norma que baseou-se no estado da arte desse tema e foi construída por meio de uma ampla discussão mundial com a participação das organizações mais importantes envolvidas nesse tema. O capítulo encerra com a norma IQNet SR 10, uma norma baseada inteiramente na ISO 26000, apresentando os requisitos para a criação de um sistema de gestão da responsabilidade social em organizações de qualquer tipo, tamanho e setor de atividade.
O último capítulo reforça a ideia de que a gestão da responsabilidade social deve estar integrada ao modelo geral da organização e alinhado às suas políticas e estratégias. Com isso, fecha-se uma trajetória que vai das principais formulações teóricas sobre a responsabilidade social empresarial até as suas práticas mais recentes, afinadas com o movimento mundial pelo desenvolvimento sustentável. O livro contém ainda questões para revisão, um glossário e uma extensa bibliografia sobre o tema para quem quiser se aprofundar no assunto. Como diz no Prefácio à primeira edição Oded Grajew, sócio fundador e presidente emérito do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, “por todas essas considerações, o livro é de extrema importância: contribui, de forma concreta, ao avanço da responsabilidade social empresarial”. Ricardo Young, uma referência internacional em responsabilidade social, diz no prefácio à segunda edição que os autores desse livro ousam, vão além da discussão tradicional sobre esse tema, sendo por isso “uma obra indispensável para os que querem ser partes interessadas no processo de transformação vertiginosa em que nos encontramos”.

Características

Produto sob encomenda Sim
Editora Saraiva
Cód. Barras 9788502162792
Altura 24.00 cm
I.S.B.N. 9788502162792
Profundidade 2.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 2
Ano da edição 2012
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 254
Peso 0.45 Kg
Largura 17.00 cm
AutorBarbieri, José Carlos; Cajazeira, Jorge Emanuel Reis

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável - da Teoria À Prática - 2ª Ed. 2012