Frete Grátis
  • Google Plus

Sobô - Uma Saga da Imigração Japonesa (Cód: 2538352)

Ishikawa,Tatsuzo

Atelie

Ooopss! Este produto está temporariamente indisponível.
Mas não se preocupe, nós avisamos quando ele chegar.

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 39,50
Cartão Saraiva R$ 37,53 (-5%) em até 1x no cartão
Grátis

Cartão Saraiva

Descrição

Tatsuzô Ishikawa, então com 24 anos, resolveu inscrever-se no programa de imigração para o Brasil a convite de um amigo. Fez um acordo com a revista para qual trabalhava, comprometendo-se a enviar artigos sobre sua viagem. Ao chegar à hospedaria de imigrantes, em Kobe, fica chocado ao constatar a miséria do povo nipônico. Decide, então, relatar sob forma de romance sua experiência como imigrante. Após meio ano de estada no Brasil, o autor retorna ao Japão e lança a obra 'Sôbô', em 1933. Posteriormente, o jornalista e escritor desconhecido é laureado com o 1º Prêmio Akutagawa de Literatura Japonesa.
O título, 'Sôbô', de difícil tradução, traz dois ideogramas: sô remete a sôsei, 'povo', mas também pode significar 'cor de capim', 'apressar-se', 'envelhecer', acepções estas que poderiam relacionar a imagem da proliferação do povo à proliferação do capim ou erva-daninha, como algo desprezível. E bô comporta os significados de 'imigrante', 'povo subjugado'.
O problema da classe baixa no Japão, em particular dos trabalhadores rurais, foi pontuado por poucos dentro da literatura. Na verdade, a maior parte dos autores preferia escrever sobre a individualidade, a tradição cultural do antigo Japão e a vida da classe média alta urbana. Foi nesse contexto que Tatsuzô Ishikawa derrubou as convenções literárias ao tocar profundamente na história oficial dos imigrantes japoneses que viajaram para o Brasil nas primeiras décadas do século XX. Suas dificuldades, medos, a miséria e a discriminação que sofreram foram escancaradas em 'Sôbô', compondo uma história obscura e vergonhosa para o governo japonês, mas reveladora para a sociedade contemporânea.
A obra, inédita no gênero, descreve com riqueza de detalhes o processo de imigração para o Brasil: a chegada dos imigrantes na hospedaria em Kobe e os preparativos para o embarque, o cotidiano nos 45 dias dentro do navio, até o desembarque em Santos e a distribuição dos trabalhadores nas fazendas de café no interior do Estado de São Paulo.

Características

Produto sob encomenda Não
Editora Atelie
Cód. Barras 9788574803838
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788574803838
Profundidade 0.00 cm
Acabamento Brochura
Número da edição 1
Ano da edição 2008
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 264
Peso 0.44 Kg
Largura 14.00 cm
AutorIshikawa,Tatsuzo

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Sobô - Uma Saga da Imigração Japonesa