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A Bíblia do Mma - Aprenda As Técnicas do Maior Lutador da Atualidade (Cód: 4026133)

Krauss,Erich; Cordoza,Glen; Silva, Anderson

Universo Dos Livros

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Descrição

Anderson Silva, campeão mundial de UFC, apresenta a obra definitiva para quem pratica ou deseja conhecer o universo das lutas marciais mistas. Sucesso de crítica nos Estados Unidos, este livro, escrito pelo próprio Anderson Silva, apresenta em detalhes mais de 150 técnicas impressionantes que o ele utiliza em suas lutas e que o fizeram ser considerado um dos maiores atletas da história do esporte. Tudo acompanhado por mais de 1.500 fotografias em que o lutador esmiúça todos os golpes que o consagraram, incluindo chutes, socos e combinações complexas de golpes. Livro ideal tanto para iniciantes como para lutadores profissionais das artes marciais.

Características

Peso 0.44 Kg
Produto sob encomenda Sim
Editora Universo Dos Livros
I.S.B.N. 9788579303081
Altura 23.30 cm
Largura 14.40 cm
Profundidade 1.00 cm
Número de Páginas 358
Idioma Português
Acabamento Brochura
Cód. Barras 9788579303081
Número da edição 1
Ano da edição 2012
AutorKrauss,Erich; Cordoza,Glen; Silva, Anderson

Leia um trecho

1 - POSTURA E TRABALHO DOS PÉS Postura Antes de aprender o trabalho dos pés, socos, chutes e quedas, você deve treinar uma postura apropriada para a luta. É muito importante que você não se apresse nessa parte do treinamento porque a postura é a sua base. Se a sua base for fraca, tudo que construir sobre ela também será fraco. A primeira coisa a resolver é qual pé ficará na frente. A maioria das pessoas prefere colocar seu lado mais forte apoiado atrás. Eu, por exemplo, sou canhoto, portanto tenho a tendência de começar as lutas com meu pé esquerdo atrás e o pé direito na frente. Essa postura é conhecida pela gíria southpaw: é a maneira como é chamada a base do lutador canhoto, também conhecida por postura invertida. Porém, durante a maioria das lutas, passo boa parte do tempo com meu pé esquerdo na frente e o direito atrás, que é a postura ortodoxa (a base dos lutadores destros). Ao trocar constantemente entre a postura invertida e a postura ortodoxa, é possível confundir o adversário durante uma luta. Uma vez que você tenha escolhido uma postura natural e passado certo tempo desenvolvendo-a, recomendo fortemente que também aprenda como lutar com seu pé mais fraco na frente, porque isso abrirá diferentes opções de ataque e contra-ataque. Por exemplo, quando você e seu oponente estão de pé com a mesma postura, ou seja, com o mesmo pé na frente, você possui um conjunto de ataques diferente do que teria se o oponente estivesse com a postura oposta. Quando você decidir qual é a postura mais natural, o próximo passo é trabalhar a posição do seu corpo. Embora este livro cubra apenas os golpes de ataque e movimentos de defesa, você deve desenvolver uma postura que permita empregar todas as armas do seu arsenal, que inclui quedas e defesa de quedas. Para ajudar você a atingir esse objetivo, mostrarei nesta seção a postura alta e a postura baixa, mas é melhor não pensar nelas como duas posturas separadas. Para se tornar um lutador de MMA eficaz, você deve ser capaz de fazer a transição entre as duas com fluidez. Ao longo deste livro, mostrarei combinações de golpes e contra-ataques que requerem uma transição entre as posturas alta e baixa. Muitas dessas técnicas também exigem que você se mantenha em movimento e desfira golpes enquanto faz a transição entre as posturas. Se as suas transições forem desajeitadas e você permanecer em uma posição fixa, seu oponente será capaz de ler seus movimentos e explorar as falhas do seu posicionamento. O objetivo de se abaixar e depois se levantar enquanto ataca e recebe golpes é o aumento de suas opções ofensivas e defensivas, mas isso funciona apenas quando você domina a mudança de postura. Embora seja importante testar as posturas até achar a mais confortável, existe uma regra principal que você deve seguir: tanto para a postura baixa quanto para a alta, você deve manter seus pés alternados. Se assumir uma postura reta, em que seus quadris, pés e ombros ficam alinhados de frente para o oponente, suas opções de golpe ficam limitadas e seu corpo fica vulnerável a ataques. Ao alternar seus pés, você permanece móvel, podendo se movimentar para frente, para trás e para os lados com rapidez e explosão. Trabalho dos pés Depois de dominar sua postura, o próximo passo é aprender a se movimentar. Nesta seção, mostrarei todo o trabalho básico com os pés que é preciso para atacar e defender. A maioria dos movimentos não são muito complexos; a parte mais difícil é não perder a postura ao executá-los. Mais especificamente, você não pode abaixar as mãos, estender muito os pés ou fazer qualquer coisa que comprometa sua postura. A maioria das técnicas neste livro requer que você golpeie enquanto se move ou logo após se mover. Se a sua postura se desfaz no momento que emprega o trabalho dos pés, então essas técnicas não funcionarão para você. Comece com os passos simples, como os passos laterais, para frente e para trás, e faça a troca de postura. Quando já estiver confiante, siga para os pivôs, que são passos em que você gira o corpo tendo seu pé como eixo. O objetivo desta seção é fazer uma introdução aos movimentos em que você usará mais tarde no livro para estabelecer os ataques e contra-ataques. Em vez de correr com esta seção, não tenha pressa com os exercícios. Desenvolva cada técnica e depois trabalhe para integrá-las. Aprender a dar um passo lateral pode levar apenas alguns segundos, mas as coisas ficam um pouco mais complexas quando é preciso combiná-lo com um pivô. Existem infinitas combinações com os pés que você pode usar, e quanto mais dominar, mais perigoso você se torna. Sua postura é sua base, e seus pés o terreno firme. Enquanto sua postura for robusta e seus pés fluidos e equilibrados, você poderá construir uma variedade de técnicas que permitirão enfrentar qualquer adversário. POSTURA ALTA A postura alta é a mais indicada para golpear. Com sua posição ereta, é possível desferir socos, chutes, cotoveladas e joelhadas sem alterar sua elevação ou a posição dos pés; isso impede que seu adversário consiga perceber seus movimentos e combinações. Assumir a postura alta também te permite bloquear de forma eficiente os golpes do oponente, incluindo chutes nas duas pernas e na cabeça. Em termos de mobilidade, seu centro de gravidade elevado te permite se mover de forma leve de lado a lado e para frente e para trás mantendo sua capacidade de golpear e defender. Nas fotos a seguir, demonstro como assumir a postura alta ortodoxa e invertida. É importante prestar atenção especial para a postura e para o posicionamento dos pés, mãos e braços. Postura ortodoxa Para assumir a postura alta ortodoxa, coloco meu pé esquerdo na frente, separo os pés a uma distância um pouco maior que a separação dos ombros e distribuo meu peso igualmente entre as duas pernas. Aponto os dedos do meu pé esquerdo na direção do oponente, e os dedos do pé direito na direção do meu lado direito. Meus cotovelos ficam levemente curvados na direção dos meus lados, e minhas mãos ficam erguidas protegendo meu rosto. Note como meu braço esquerdo fica estendido a uma distância de meio braço longe do meu torso e meu braço direito protege o lado direito do torso. Para manter o equilíbrio, flexiono os joelhos e deixo as costas retas. A partir dessa posição, posso golpear ou descer até a postura baixa, o que permitiria me esquivar de um soco ou tentar uma queda. Postura invertida Para assumir a postura alta invertida, coloco meu pé direito na frente, separo os pés a uma distância um pouco maior que a separação dos ombros e distribuo meu peso igualmente entre as duas pernas. Note como os dedos do pé direito apontam para o adversário, e os dedos do pé esquerdo apontam para a minha esquerda. Com a parte superior do corpo, abaixo os cotovelos levemente para os lados e deixo as mãos levantadas no nível do queixo. Note como meu braço direito fica estendido a uma distância de meio braço longe do meu torso, e meu braço esquerdo protege o lado esquerdo do torso. Para manter o equilíbrio, deixo os joelhos dobrados e minhas costas retas. Uma vez em posição, posso atacar ou descer até a postura baixa, que permitiria me esquivar de um golpe do adversário ou me jogar para tentar uma queda. POSTURA BAIXA Embora você provavelmente passe mais tempo na postura alta enquanto luta, há muitos benefícios em aprender quando e como descer até a postura baixa. Primeiro, é uma excelente posição para contra-atacar os golpes do oponente. Por exemplo, quando seu adversário desfere um soco ou chute mirando sua cabeça, você pode evitar o ataque ao descer a postura. Quando o golpe passar por cima, seu oponente provavelmente vai perder o equilíbrio por ter errado o alvo. Isso permite a você desferir socos na postura baixa e logo se levantar na postura alta e desferir uma combinação mais complexa com chutes e joelhadas. Você também tem a opção de ficar na postura baixa e tentar derrubar o oponente, que é a segunda vantagem dessa postura. Por causa do centro de gravidade baixo, você pode se lançar com força para frente, deslizar debaixo dos braços do oponente e empurrar seus quadris de forma muito mais eficiente do que na postura alta. E quando você realiza uma queda logo após se esquivar de um golpe do adversário, suas chances de levá-lo ao chão aumentam consideravelmente. Outro benefício de aprender como descer da postura alta para a baixa é que você pode usar essa transição para enganar o oponente. Por exemplo, quando você desce para a postura baixa e coloca seu pé mais forte na frente, seu oponente provavelmente vai pensar que você irá tentar uma queda de dois braços e irá baixar a guarda para se defender. Nesse instante, há uma abertura clara para golpear a cabeça do adversário, seja ainda na postura baixa ou após subir rapidamente para a postura alta. Porém, a postura baixa possui suas restrições. Embora seja uma excelente posição para desferir socos, não é a melhor posição para chutes por causa do centro de gravidade baixo. Da mesma maneira, é também muito difícil defender os chutes do oponente. Para se tornar um lutador versátil e utilizar todas as armas que cada postura oferece, é importante não pensar nelas como duas posturas diferentes. Em vez disso, você deve pensar que elas são uma mesma postura e deve dominar a transição entre as duas. Postura ortodoxa baixa Para fazer a transição da postura alta para a baixa, eu flexiono os joelhos e abaixo meu nível. Meu peso fica distribuído igualmente entre as duas pernas, minhas costas ficam retas, meu pé esquerdo aponta para o oponente e meu pé direito aponta para meu lado direito em um ângulo de 45 graus. Note como meus cotovelos estão curvados levemente para meus lados, minhas mãos estão levantadas protegendo meu rosto, meu braço esquerdo está estendido a uma distância de meio-braço longe do meu corpo, e meu braço direito está protegendo o lado direito do torso. Também é importante notar que estou equilibrado na ponta do pé de trás. A partir dessa posição, posso desferir socos, lançar-me para frente tentando uma queda ou facilmente levantar e atacar com a postura alta.