Artboard 33 Artboard 16 Artboard 18 Artboard 15 Artboard 21 Artboard 1 Artboard 2 Artboard 5 Artboard 45 Artboard 45 Artboard 22 Artboard 9 Artboard 23 Artboard 17? Artboard 28 Artboard 43 Artboard 49 Artboard 47 Artboard 38 Artboard 32 Artboard 8 Artboard 22 Artboard 5 Artboard 25 Artboard 1 Artboard 42 Artboard 11 Artboard 41 Artboard 13 Artboard 23 Artboard 10 Artboard 4 Artboard 9 Artboard 20 Artboard 6 Artboard 11 Artboard 7 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 12 Artboard 25 Artboard 34 Artboard 39 Artboard 24 Artboard 13 Artboard 19 Artboard 7 Artboard 24 Artboard 31 Artboard 4 Artboard 14 Artboard 27 Artboard 30 Artboard 36 Artboard 44 Artboard 12 Artboard 17 Artboard 17 Artboard 6 Artboard 27 Artboard 19 Artboard 30 Artboard 29 Artboard 29 Artboard 26 Artboard 18 Artboard 2 Artboard 20 Artboard 35 Artboard 15 Artboard 14 Artboard 48 Artboard 50 Artboard 26 Artboard 16 Artboard 40 Artboard 21 Artboard 29 Artboard 10 Artboard 37 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 46 Artboard 8
Livro Digital

Aprendendo português através de gêneros literários: poesia (Cód: 8064536)

Marco Antônio Bomfoco

Editora Buqui (Edição Digital)

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 9,90
Cartão Saraiva R$ 9,90

Crédito:
Boleto:
Cartão Saraiva:

Total: R$0,00

Em até 1x sem juros de R$ 0,00


Aprendendo português através de gêneros literários: poesia

R$9,90

Compre junto:

Nome do produto

Descrição

Este livro é um manual de trabalho cujo objetivo didático é melhorar o desempenho dos estudantes da educação básica na leitura e interpretação de textos. O meio mais eficiente para aprofundar o conhecimento da língua e para a aprendizagem em geral é o estudo de textos. O texto deve ser, pois, o ponto de partida e o suporte do ensino em todas as disciplinas. Os estudantes precisam aprender a ler, refletir, argumentar, enfim, expressar-se. É imprescindível, para alcançar essa meta, que eles adquiram o hábito da leitura – leitura de autores clássicos e contemporâneos. Neste volume, dedicado à poesia, são propostos quase quatro dezenas de poemas para análise. Não tivemos a pretensão de apresentar uma antologia da poesia brasileira. Para os interessados numa visão panorâmica, sugerimos a leitura da Antologia dos poetas brasileiros, organizada por Manuel Bandeira. A poesia é um dos gêneros literários mais difíceis. Para Ezra Pound, “a poesia é a mais condensada forma de expressão verbal”. Por sua vez, o filósofo alemão Hans-Georg Gadamer diz que, no texto poético, “a linguagem emerge em sua total autonomia”. Assim, o poema é como uma mina à espera dos aventureiros que se permitirão explorar os seus tesouros. Entre as coisas que tornam particularmente difícil o trabalho com o texto, hoje, está o desconhecimento da linguagem literária. Na expressão poética, ocorrem recursos expressivos que em geral não fazem parte daqueles usados na linguagem coloquial. Sem entrar em maiores detalhes, isso acontece, por exemplo, quando as palavras assumem disposição diversa da usual. Em outros termos, o emprego desse recurso, entre outros, dá à linha poética sonoridade diversa em relação àquela com que estamos familiarizados. É essa a “experiência de choque” que o texto poético provoca nos nossos hábitos de linguagem. Não dizem que toda poesia tem que ter uma surpresa? A surpresa começa no uso da linguagem e segue no uso de imagens inusitadas. Devido à intenção estética, podemos afirmar, sem exagero, que a expressão poética é quase uma nova língua. Enfim, é na poesia que ocorre o desenvolvimento do léxico abstrato, de variantes, de aspectos retóricos e rítmicos do vernáculo. Os exercícios não têm a pretensão de propor uma análise exaustiva dos textos, muito menos de sugerir uma única via de leitura para eles. Certamente, são adequados para o início de trabalho com o texto poético. A revisão teórica é igualmente modesta e se determinaram duas finalidades: apresentar algumas ideias e conceitos em torno da estrutura da poesia e propor uma atividade de aplicação. Esperamos que, na educação básica, os estudantes conquistem diversas habilidades: ler e compreender fluentemente um texto; ter noção de como o texto se organiza; expor de forma clara suas ideias; estabelecer relações com outros textos; expressar suas opiniões; ter a capacidade de expandir suas ideias; ter a capacidade de síntese; dominar os aspectos formais do texto; conhecer as formas vocabulares coloquiais e eruditas; etc. Para que isso aconteça, é claro, os exercícios propostos devem ser apenas parte de uma série de atividades que o estudante deve desenvolver ao longo dos anos. Lembremos que o professor-leitor é indispensável como guia no aprendizado. Para o estudo sério, alguns instrumentos são indispensáveis. É imprescindível que o estudante tenha em casa algumas obras de referência: um bom dicionário da língua portuguesa (Aurélio ou Houaiss), uma boa gramática (Celso Cunha ou Evanildo Bechara) e um bom dicionário etimológico (Antenor Nascentes ou Antônio Geraldo da Cunha). Por fim, é importante ter em mente que a análise de qualquer texto demanda muitas leituras. Aliás, seria bom acostumar-se a dizer os poemas em voz alta, para perceber a musicalidade dos versos. Acreditamos que a educação é uma conquista pessoal. Portanto, nosso conselho ao estudante é este: invista em si mesmo e trate de educar-se.

Características

Produto sob encomenda Sim
Marca Editora Buqui (Edição Digital)
Cód. Barras 9788583380771
Acabamento ebook
Início da Venda 09/09/2014
Coleção / Série Aprendendo português através de gêneros literários
Territorialidade Internacional
Formato Livro Digital Epub
Proteção Drm Sim
Idioma Português
VOLUME 1
Peso 0.00 Kg
AutorMarco Antônio Bomfoco

Avaliações

Avaliação geral: 0

Você está revisando: Aprendendo português através de gêneros literários: poesia