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As Novas Regras do Marketing Verde - Estratégias, Ferramentas e Inspirações (Cód: 4069500)

Ottman,Jacquelyn A.

M. Books

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Descrição

No livro 'As Novas Regras do Marketing Verde', Ottman oferece uma chance de desenvolver a criatividade e implementar estratégias práticas que ressaltem o valor inerente de produtos para que a sustentabilidade seja integrada às marcas além de ser uma ferramenta poderosa e estratégica para o sucesso de seus produtos e a consolidação de sua marca.

Características

Peso 0.56 Kg
Produto sob encomenda Não
Editora M. Books
I.S.B.N. 9788576801832
Altura 23.00 cm
Largura 16.00 cm
Profundidade 2.00 cm
Número de Páginas 328
Idioma Português
Acabamento Brochura
Tradutor Carolina Caires Coelho
Cód. Barras 9788576801832
Número da edição 1
Ano da edição 2012
AutorOttman,Jacquelyn A.

Leia um trecho

Capitulo 1 - O Verde Agora é Tendência Nos anos 1960, tentar levar um estilo de vida consciente do meio ambiente, e principalmente integrar o verde nas compras, era um fenômeno muito raro. Mas agora é tendência e tem mudado as regras do jogo do marketing de modo muito acentuado. Acionado pelo livro de Rachel Carson, Silent Spring(1962), acreditava-se que os pioneiros dos consumidores verdes dos dias atuais viviam com aquecedores de água movidos à energia solar instalados no telhado, moíam a granola que eles mesmos preparavam e eram vistos usando roupas feitas com folhas, além de sandálias Birkenstocks e dirigiam um Volkswagen. Os produtos verdes disponíveis – principalmente de negócios menos populares, e às vezes feitos em porões e em garagens – acumulavam poeira nas prateleiras de baixo em lojas de alimentos saudáveis por um bom motivo: eles não funcionavam, eram caros e tinham nomes de marca dos quais nunca ninguém tinha ouvido falar. Não é de surpreender que houvesse pouca demanda por eles. O sabão em pó natural que foi lançado em resposta ao susto com o fosfato em 1970 deixava as roupas encardidas, a primeira geração de lâmpadas compactas fluorescentes tinha um brilho esverdeado e os cereais multigrãos tinham gosto de papelão. Se você quisesse ajudar na reciclagem, tinha de levar suas garrafas e jornais a um local adequado, porém do outro lado da cidade. A imprensa verde se limitava a cópias raras da National Geographic, edições especiais das aventuras submarinas de Jacques Cousteau, e as idealistas e liberais revistas Mother Jones, Utne Reader e New Age. Mas isso é passado. As coisas mudaram muito e, com elas, as regras do marketing verde. Hoje, assim como muitas pessoas do mundo, 83% dos norte-americanos adultos têm adotado pelo menos um “tom” de verde a mais em suas vidas. Eles gozam de um estilo de vida no qual as escolhas sustentá-veis são altamente acessíveis, atraentes e esperadas. Graças aos avanços nos materiais e na tecnologia, os produtos mais verdes de hoje (conhecidos por terem um impacto menor no planeta do que os alternativos) e os produtos mais sustentáveis de hoje (aqueles que atribuem uma dimensão social, por xemplo, o comércio justo) agora funcionam bem, e até melhor e de modo mais eficiente do que seus semelhantes convencionais. Além disso, os canais de distribuição mudaram. Hoje, os produtos sus-tentáveis estão disponíveis em mercados convencionais, como o Fred Meyer e o Safeway, empórios bem iluminados, como o Trader Joe’s e o Whole Foods Market, e, claro, os mercados on-line. Antes limitada aos telhados, a energia solar agora é móvel, abastecendo um estilo de vida moderno e intenso, com carregadores de celular, mochilas e até frotas de barcos. Antes limitado às caixas de lenços de papel e embalagens antigas, o material reciclado atualmente é bom o bastante para fazer parte da linha de lenços Scott Naturals, da Kimberly-Clark, e artigos de escritório EcoEasy, da Staples, sem falar de uma série de outros tipos de produtos da Synchilla PCR (reciclado após uso) da Patagônia, como camisetas feitas com garrafas de refrigerante recicladas e até embalagens de cosméticos, como aquelas feitas de jornal reciclado, que embelezam a marca Uruku, da Aveda, entre outros. O mercado verde está aqui para ficar e vai crescer e amadurecer mui-to, desenvolvendo regras de comprometimento ainda maiores. Aprender a atender aos consumidores verdes de hoje de maneira melhor trará importantes oportunidades de aumentar as vendas e os lucros, tornando maior a participação de mercado entre o crescente número de consumidores verdes, além de economizar dinheiro, melhorar a confiança dos funcionários e recrutar e manter os melhores. Como discutiremos ao longo deste livro, você verá como estimular a inovação e a habilidade de melhorar sua reputação no mercado. Adote a sustentabilidade – agir hoje de modo que as futuras gerações possam satisfazer suas necessidades – e goze de mercados duradouros para seus produtos, protegendo as fontes de matéria-prima das quais seu negócio depende. Todos Estão Preocupados O verde se tornou tendência porque mais pessoas estão preocupadas com os assuntos relacionados à sustentabilidade, mais do que nunca. Refletindo uma consciência que tem se tornado mais sólida nos últimos vinte anos, o público geral está começando a compreender o impacto que esses assuntos terão em suas vidas agora e nos próximos anos – e está começando a agir.