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Overbooking nas Empresas Turísticas (Cód: 2596184)

Perdiza,Adriana Gradim

Letras Jurídicas

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Descrição

A história do turismo mostra o desenvolvimento ao longo das décadas tornando-se uma indústria de promoção daquele que é tido como Direito Fundamental do Cidadão: o lazer. Em busca deste fator e/ou outros como descanso, negócio ou até mesmo realização de um sonho consumerista, o consumidor procura as empresas na expectativa de que ela seja o intermediário para tais realizações. Ao se tornar um negócio, o turismo segmentou seus serviços no que passa a se tratar de regulamentação e Leis próprias, regido através de aplicações das leis vigentes para os diversos setores empresariais no país e à luz do CDC. Pela Análise Contratual e na observância das responsabilidades da empresa turística para com o consumidor, o turismo mostra sua fragilidade no que diz respeito principalmente à proteção moral do consumidor. Contudo, o turismo é uma indústria forte e abrangente, diversificando-se em produtos e serviços que definem cada segmento do empreendimento no país. Tal diversidade torna a empresa turística uma 'indústria' importante no âmbito econômico e social, sendo responsável não só por seu produto ofertado, mas por toda sociedade, gerando empregos e desenvolvendo economicamente a região onde ela se encontra, portanto o turismo é tido pelas autoridades, como fator de desenvolvimento sócio-econômico do país, o que aumenta suas responsabilidades, principalmente as que tratam dos contratos turísticos, para que não ocorra lesão aos direitos básicos do turista (consumidor). Tendo em vista as jurisprudências do turismo, o que se observa, são práticas inaceitáveis quanto à venda por parte da empresa, quanto à venda de lugares acima da capacidade que comporta o negócio turístico; é a chamada prática do Overbooking. A esta prática atribuiu-se o ressarcimento do prejuízo obtido pelo consumidor, prevista pelo CDC, cabendo à empresa o pagamento de indenizações por danos causados. Porém o mesmo código não trata explicitamente do Overbooking e não prevê valores indenizatórios quando o dano é pessoal, isto é, infringe as emoções do consumidor. Sendo o turismo um fator social de realizações pessoais e não materiais, não teria que ser tratado por lei de forma mais específica, abrangente e social? O objetivo deste trabalho, portanto, é mostrar a fragilidade da Legislação perante o turismo; nesse caso em especial, em relação à prática do Overbooking observando a necessidade de se tratar das expectativas pessoais daquele que contrata o serviço turístico, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Características

Produto sob encomenda Não
Editora Letras Jurídicas
Cód. Barras 9788589917391
Altura 21.00 cm
I.S.B.N. 9788589917391
Profundidade 1.00 cm
Acabamento Brochura
Sub-Título Aspectos Sociais e Jurídicos
Número da edição 1
Ano da edição 2008
MÊS SETEMBRO
Idioma Português
País de Origem Brasil
Número de Páginas 112
Peso 0.44 Kg
Largura 14.00 cm
AutorPerdiza,Adriana Gradim