Artboard 33 Artboard 16 Artboard 18 Artboard 15 Artboard 21 Artboard 1 Artboard 2 Artboard 5 Artboard 45 Artboard 45 Artboard 22 Artboard 9 Artboard 23 Artboard 17? Artboard 28 Artboard 43 Artboard 49 Artboard 47 Artboard 38 Artboard 32 Artboard 8 Artboard 22 Artboard 5 Artboard 25 Artboard 1 Artboard 42 Artboard 11 Artboard 41 Artboard 13 Artboard 23 Artboard 10 Artboard 4 Artboard 9 Artboard 20 Artboard 6 Artboard 11 Artboard 7 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 12 Artboard 25 Artboard 34 Artboard 39 Artboard 24 Artboard 13 Artboard 19 Artboard 7 Artboard 24 Artboard 31 Artboard 4 Artboard 14 Artboard 27 Artboard 30 Artboard 36 Artboard 44 Artboard 12 Artboard 17 Artboard 17 Artboard 6 Artboard 27 Artboard 19 Artboard 30 Artboard 29 Artboard 29 Artboard 26 Artboard 18 Artboard 2 Artboard 20 Artboard 35 Artboard 15 Artboard 14 Artboard 48 Artboard 50 Artboard 26 Artboard 16 Artboard 40 Artboard 21 Artboard 29 Artboard 10 Artboard 37 Artboard 3 Artboard 3 Artboard 46 Artboard 8
Promoção Visa Checkout

Um Mapa da Ideologia (Cód: 394436)

Zizek, Slavoj

Contraponto

Ooops! Este produto não está mais a venda.
Mas não se preocupe, temos uma versão atualizada para você.

Ooopss! Este produto está fora de linha, mas temos outras opções para você.
Veja nossas sugestões abaixo!

R$ 66,00 R$ 52,80 (-20%)
Cartão Saraiva R$ 50,16 (-5%) em até 1x no cartão ou em até 2x de R$ 26,40 sem juros

Crédito:
Boleto:
Cartão Saraiva:

Total: R$0,00

Em até 1x sem juros de R$ 0,00


Um Mapa da Ideologia

R$52,80

Quer comprar em uma loja física? Veja a disponibilidade deste produto

Entregas internacionais: Consulte prazos e valores de entrega para regiões fora do Brasil na página do Carrinho.

ou receba na loja com frete grátis

X
Formas de envio Custo Entrega estimada

* Válido para compras efetuadas em dias úteis até às 15:00, horário de Brasília, com cartão de crédito e aprovadas na primeira tentativa.

X Consulte as lojas participantes

Saraiva MegaStore Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3970 - 1º piso - Pinheiros CEP: 05402-600 - São Paulo - SP

Descrição

Textos clássicos e contemporâneos sobre o conceito de ideologia, complementares ou divergentes, em alguns casos francamente polêmicos entre si, foram reunidos por Zlavoj Žižek, professor dos departamentos de Filosofia e Sociologia da Universidade de Liubliana (Eslovênia), para este volume inaugural de uma série que pretende 'mapear' as questões decisivas da teoria social do nosso tempo. Muitos poderão indagar por que justamente este tema foi o primeiro escolhido. 'Ideologia' não é um conceito fora de moda? Não vivemos em um mundo 'pós-ideológico'? Não é mais importante discutir a realidade em si mesma, tal como é?
Deixemos que o próprio Žižek responda, mesmo que de forma indireta: 'Um dos estratagemas fundamentais da ideologia é a referência a alguma evidência: ‘Olhe, você pode ver por si mesmo como são as coisas!’ ou ‘Deixe os fatos falarem por si!’ talvez constituam a arquiafirmação da ideologia, considerando-se justamente que os fatos nunca ‘falam por si’, mas são sempre levados a falar por uma rede de mecanismos discursivos (...). A análise do discurso talvez mostre seu ponto mais forte ao responder precisamente a essa questão: quando um inglês racista diz que ‘há paquistaneses demais nas nossas ruas!’, como – de que lugar – ele ‘vê’ isso; ou seja, como se estrutura seu espaço simbólico para que ele possa perceber como um excesso perturbador o fato de um paquistanês andar por uma rua de Londres? Em outras palavras, devemos ter em mente aqui o lema de Lacan de que no real não falta nada: toda percepção de uma falta ou de um excesso (‘não há bastante disso’, ‘há demais daquilo’) implica um universo simbólico.'
Esse universo simbólico é inerente ao homem, constitutivo do homem, específico do homem. Regula, em última instância, a relação entre o imaginável e o inimaginável, o possível e o impossível. Nos permite agir, ou não agir, porque fornece as interpretações, conscientes ou não, de que necessitamos para tal ou qual decisão. Quando essa matriz fundamental – ideológica – se torna invisível, a ideologia não acabou. Ao contrário, experimentou seu mais completo triunfo (embora, por definição, sempre efêmero).
Depois de reconstruir o desenvolvimento do conceito de ideologia na moderna ciência social e ressaltar suas múltiplas faces, Žižek passa a palavra a artigos já clássicos – os de Lacan e Althusser –, a um surpreendente conjunto de textos de Adorno, inéditos até 1993, e a uma cuidadosa seleção de autores, contemporâneos. Terry Eagleton, Peter Dews e Seyla Benhabib avaliam as contribuições decisivas da Escola de Frankfurt e de Lukács. Michel Pêcheux nos revela uma tradição diferente, a dos pós-estruturalistas franceses. Segue-se o famoso debate sobre a 'tese da ideologia dominante', no qual Nicholas Abercrombie, Stephen Hill, Bryan Turner e Göran Therborn trabalham na intersecção de temas gramscianos e althusserianos. Pierre Bourdieu mostra seu distanciamento dessa tradição numa entrevista com Eagleton, enquanto Richard Rorty, refletindo sobre o feminismo, imagina outras possibilidades de transformação social. Michèle Barret relê Gramsci, Laclau e Mouffe, e Fredric Jameson oferece uma exposição magistral sobre a ideologia no capitalismo tardio. O volume termina com mais um ensaio notável do próprio Žižek, que ressalta e compara as sutilezas das análises clássicas da forma-mercadoria, por Marx, e do sonho, por Freud e Lacan.
Seja pela qualidade de cada contribuição, seja pelo caráter abrangente que a coletânea adquire, Um mapa da ideologia é um livro único, surpreendente, desconcertante, que reúne o que há de melhor na ciência social contemporânea.


César Benjamin

Características

Produto sob encomenda Não
Editora Contraponto
Cód. Barras 9788585910129
Altura 0.00 cm
I.S.B.N. 8585910127
Profundidade 0.00 cm
Peso 0.44 Kg
Largura 0.00 cm
AutorZizek, Slavoj